11 quesitos fundamentais em uma obra comercial

Uma obra comercial é a realização de um grande projeto, ou até mesmo de um grande sonho.

Contudo, para que a obra saia conforme o planejado, são necessários quesitos fundamentais para a sua realização.

Mesmo que a construção de uma obra comercial possa estar repleta de perigos e situações que a desviem de seu plano original, contar com uma equipe capacitada e um planejamento detalhado dos objetivos, prazos e particularidades da obra são itens essenciais para a garantia de seu sucesso.

Em resumo, é possível concluir um projeto de obra comercial no prazo e dentro do orçamento, quando gerenciado de maneira adequada.

Neste artigo, você encontra #11 quesitos fundamentais em uma obra comercial.

Continue a leitura e confira.

Quesito #1 – Planejamento é fundamental

Como esclarecemos no início deste artigo, uma obra comercial pode ser um projeto complexo, que comumente exige meses de planejamento antes de ser iniciado.

Isso acontece porque, dentro desse planejamento, é necessário que o dono do empreendimento alinhe suas ideias e expectativas para a obra, a fim de que os resultados se aproximem daquilo que ele sempre sonhou.

A partir desse ponto, a construção da obra será realizada a partir dos elementos citados neste plano completo, que inclui a linha do tempo com as etapas do processo.

É claro que com o auxílio de um profissional capacitado, este processo se torna mais ágil e também seguro, afinal, são utilizados métodos modernos e de conhecimento da área de construção.

Neste planejamento você terá acesso à divisão detalhada das atividades de construção, bem como a programação de entregas, previsão de custos, além de um plano para lidar com possíveis mudanças repentinas na obra.

Sem o planejamento adequado, a obra será construída em torno de estimativas imprecisas, causando surpresas e consequências inimagináveis para o empreendedor e sua equipe.

Quesito #2 – Definição de orçamento

Mesmo que todas as etapas a partir deste momento estejam presentes no planejamento, é essencial que cada parte seja esclarecida.

Assim, é possível compreender mais profundamente a importância de planejar cada detalhe do seu sonho.

Para que ele se realize, são necessários itens como o capital que, através da definição de um orçamento, pode ser reservado para cada situação, prevendo surpresas e também economias durante o processo.

Através deste orçamento, é possível estimar os gastos totais da obra comercial, bem como definir para qual parte da obra serão necessários mais recursos.

Neste momento, é importante que você conheça o arquiteto, o engenheiro e responsável pela obra e outros profissionais importantes para o andamento e sucesso da obra comercial.

Tais profissionais podem te auxiliar na compreensão e estabelecimento de possíveis gastos com mão de obra, materiais, aluguel de equipamentos e o valor do projeto em si.

Além disso, manter um caixa de emergência é essencial para lidar com empecilhos de maneira eficaz e segura para você e seu empreendimento.

Quesito #3 – Atenção para a documentação de uma obra comercial

Para que uma obra aconteça e seja autorizada, é necessária uma série de documentos e licenças, principalmente pela esfera pública.

Através dessa documentação é possível aprovar a construção e o projeto da obra comercial, protegendo-a de possíveis multas e irregularidades.

Contudo, cada município, estado e país possuem suas regras, o que exige a expertise de um profissional da área para o encaminhamento da documentação necessária para a construção da obra.

Alguns desses documentos podem incluir:

  • Licenciamento da Obra;
  • Projeto Arquitetônico e complementares;
  • Alvará de Construção;
  • Matrícula de Propriedade do Imóvel.  

Quesito #4 – Análise dos possíveis riscos

Como citado no início deste artigo, o planejamento de uma obra comercial contém diversos itens, entre eles, a análise de possíveis riscos.

Através dessa análise é possível antecipar problemas e imprevistos, além de propor soluções para resolvê-los de maneira segura e eficaz, sem atrapalhar o cronograma previsto para a entrega da obra comercial.

Nesta análise também é possível encontrar a compatibilização de projetos, que prevê o funcionamento conjunto de todos os pequenos projetos que envolvem a obra comercial, como por exemplo o projeto estrutural, elétrico, hidrossanitário, água pluvial, sistema de ventilação, paisagismo, impermeabilização, entre outros.

Quesito #5 – Preocupação com a logística da obra comercial

Neste item incluem-se a necessidade de transporte, bem como as equipes que trabalharão em conjunto, prezando pela segurança de todos os profissionais envolvidos na obra comercial.

Através da logística é possível proporcionar a segurança do trabalho para todos os funcionários, eliminando os fatores de risco para acidentes, por exemplo.

Portanto, a partir do controle de materiais, fluxo de veículos e de pessoas é possível manter a logística alinhada com os prazos estabelecidos, bem como com a garantia de um ambiente saudável e seguro para todos os empregados.

Quesito #6 – Compra de materiais e controle de estoque

É claro que a compra de insumos, materiais e componentes necessários na sua obra é realizada no começo.

Contudo, o atualizado controle de estoque pode auxiliar na previsão de possíveis compras de material extra, bem como de devolução de materiais que não foram utilizados.

Ressaltamos aqui a importância da antecipação da compra de materiais para que não haja perigo de esgotarem os itens escolhidos para a obra, o que acarreta no atraso de sua entrega.

Contar com um profissional com conhecimentos na área é essencial para que os materiais escolhidos estejam de acordo com a finalidade da obra comercial.

Quesito #7 – A sustentabilidade e a obra comercial devem caminhar juntas

A definição de uma boa obra encontra-se no impacto que ela possui sobre os trabalhadores e a comunidade ao redor da construção.

Isso porque, através de um bom planejamento de obra é possível conquistar um canteiro de obras mais organizado, limpo, bem cuidado e também eficiente.

Além disso, com um bom planejamento, é possível minimizar os danos causados ao ambiente, trazendo à tona a pauta da preocupação com a sustentabilidade do empreendimento.

Quesito #8 – Execução da obra conforme o plano

Mesmo que pareça óbvio, seguir o planejamento da obra é o melhor caminho para o seu sucesso.

Por conta disso, é necessário que a equipe contratada compreenda o compromisso que possui com o planejamento tão detalhadamente pensado pelo empreendedor, para a construção de seu sonho.

Nesse sentido, a contratação de uma construtora qualificada e bem conceituada é essencial para o cumprimento de prazos e projetos.

Além disso, uma equipe qualificada possui conhecimentos necessários para executar possíveis alterações que não estavam previstas no planejamento oficial, mantendo-se fiel à essência do projeto.

Quesito #9 – Entrega da obra comercial dentro do prazo estabelecido

Assim como a execução da obra conforme o planejado, tão importante quanto é a sua entrega dentro do prazo estabelecido.

É claro que, ao construir uma obra comercial, estamos sujeitos a atrasos e outras inconveniências.

Contudo, a produtividade da equipe responsável pela obra comercial é um quesito fundamental para a sua construção.

Por isso, é sempre importante buscar referências da empresa que você, empreendedor, pensa em contratar. Saiba mais sobre os nossos serviços clicando aqui

Quesito #10 – Acompanhamento profissional pós-obra

Por último e não menos importante, ao contratar uma construtora para a sua obra comercial, tenha em mente a importância do acompanhamento profissional pré, durante e até mesmo após a sua construção.

Assim, além da construção de uma obra comercial de sucesso, você cria vínculos que irão refletir em sua carreira como empresário ao longo da vida.

Quesito #11 – Documentação exigida para a aprovação de projeto pela Prefeitura de Cuiabá

Para que uma obra comercial seja concluída com sucesso, questões legais de cada estado e cidade devem ser analisadas para que toda a documentação seja entregue conforme a legislação do local.

Confira a documentação exigida para a aprovação de projeto pela Prefeitura de Cuiabá/MT:

  • Encaminhar o processo informando que a taxa de entrada do processo foi paga;
  • Anexar procuração atestando que o responsável técnico poderá entrar com o projeto do imóvel para aprovação, com firma reconhecida;
  • Anexar – Certidão de inteiro teor do imóvel atualizada ou contrato de compra e venda juntamente com a matrícula do imóvel atualizada;
  • Anexar CREA ART – elaboração de Projeto: projeto – edificações arquitetônicas;
  • Anexar CREA ART execução: edificações arquitetônicas;
  • Anexar CAU RRT – elaboração de Projeto: 1.1.2 projeto arquitetônico;
  • Anexar CAU RRT execução: 2.1.1 execução de obra;
  • Anexar Projeto arquitetônico;
  • Anexar o CTB (arquivo de penas);
  • Anexar o Alvará de Funcionamento (CM) do profissional ou da empresa responsável pelo projeto;
  • Anexar Análise de Localização e Análise de Atividade deferida;
  • Licença de Localização e Parecer (frente e verso);
  • Anexar Licença Prévia e Parecer (frente e verso – caso a Licença de Localização solicitar);
  • Anexar Conforme Lei Complementar N°102/2003 deverá ser aprovado o projeto no Corpo de Bombeiros: Art. 5º. Nas edificações de altura superior a 9,00m (nove metros), e/ou com área superior a 750,00 m² (setecentos e cinquenta metros quadrados) deve ser previsto e que se julgar necessário;
  • Apresentar RIT – Relatório de Impacto de Trânsito aprovado pela SEMOB, acima de 100 vagas;
  • Anexar Projeto de Acessibilidade aprovado pela SEMOB para construções que tenha acima de 50 vagas de estacionamento;
  • Anexar quando o imóvel localizar-se no Distrito Industrial – Termo de Reserva de Área dentro da validade expedida pelo DIIC;
  • Anexar DPA e DPE;
  • Anexar o Projeto de Tratamento de Efluentes aprovado na SMADES – DGA;
  • Anexar Projeto de Gerenciamento de Resíduos para obras de construção civil com áreas construídas superiores a 125 m²;

Afinal, o que é fundamental para uma obra comercial?

Como foi possível compreender a partir deste artigo, o planejamento, bem como a contratação de uma equipe qualificada e de confiança são ferramentas essenciais para uma obra comercial de sucesso.

São inúmeros os detalhes a serem considerados em uma obra.

Contudo, ao contar com uma construtora comprometida e experiente no mercado de construção, o seu sonho estará seguro e em boas mãos.

Publicado dia 11/02/2022
31/01/2024

Quais os principais documentos para iniciar uma obra de construção civil? Confira agora!

Realizar uma obra de construção civil é um processo que envolve não apenas a execução física, mas também uma série de trâmites burocráticos. Em geral, há um padrão de documentos exigidos, mas dependendo da região em que a obra é […]

26/09/2023

5 tendências da construção civil para o ano de 2024

A indústria da construção civil vem passando por um período de evolução notável, impulsionada pelo desejo contínuo de aprimorar processos de edificação e implementar inovações na construção civil que atendam significativamente obras e reformas.  Cada ano traz consigo novas perspectivas […]

05/09/2023

Oportunidade de investimento imobiliário: conheça o Primordiale

O Primordiale é o novo formato de condomínio fechado em Lucas do Rio Verde/MT. O empreendimento foi incorporado e está sendo executado pela Construtora Yanagawa. Ele conta com infraestrutura completa que proporciona lazer, segurança, conforto e sofisticação na medida certa.  […]

FALE COM A GENTE

Somos uma construtora e incorporadora, nascida em Cuiabá no ano de 2010, com o propósito de atender demandas de obras comerciais, industriais e institucionais. Nosso objetivo é projetar e construir com alto profissionalismo e competência.