Construir um prédio comercial é um tema que gera dúvidas em grande parte dos gestores que desejam ampliar seus negócios e investimentos.
De fato, a construção de empreendimentos nessa magnitude pode parecer uma tarefa assustadora, no entanto, com um plano de construção organizado, a jornada pode começar e terminar sem contingências.
Para isso, é importante ter a compreensão de determinados tópicos, bem como a assessoria de uma empresa de engenharia com experiência no ramo.
Siga a leitura e saiba mais.
Planejamento e desenvolvimento são fundamentais para construir um prédio comercial
Muitos especialistas do setor insistem que a fase de planejamento é a fase mais importante em um projeto para construir prédio comercial.
É o primeiro passo e exige que os investidores trabalhem com outras pessoas importantes para determinar os detalhes do projeto e planejar adequadamente.
No estágio de planejamento e desenvolvimento, investidores, contratados e outras partes interessadas tomam decisões sobre a localização e o orçamento.
Uma maneira de tornar essa etapa um pouco menos desafiadora é contratar uma empresa conceituada especializada na construção de edifícios comerciais, como é o caso da Construtora Yanagawa. Quando tal empresa está envolvida nos estágios iniciais, ela pode trazer inovações e processos que irão acelerar todo o processo.
Quando falamos sobre a importância do planejamento de obras, estamos falando também de economia e não apenas de tempo, mas também de recursos financeiros.
A pré-construção é tão importante quanto a construção
Nesta fase, as listas de materiais necessários serão enviadas aos fornecedores e o andamento da obra começa a ser encaminhado.
A fase de pré-construção também envolve a obtenção das licenças de construção necessárias e o cumprimento de todos os requisitos de seguro. O solo também será testado neste momento para garantir que seja adequado para a construção.
Ao final da fase de pré-construção, é realizada uma investigação do local para minimizar as chances de surpresas e complicações, como riscos ambientais. A equipe de construção também será formada nesta fase.
É justamente por essas razões que se faz necessário contratar profissionais capacitados e com expertise no segmento.
Aquisição: trabalho que gera economia
A fase de aquisição envolve garantir todos os itens necessários para concluir o projeto.
Idealmente, os contratados lidam com a aquisição, mas isso deve ser feito de acordo com o contrato assinado. Nós, da Yanagawa, oferecemos essa possibilidade de contratação aos clientes.
Independentemente de quem é responsável pela aquisição, os materiais devem atender às expectativas de qualidade e custo do proprietário do projeto. Além disso, alguns materiais também precisam atender aos requisitos legais.
Além de adquirir materiais, os responsáveis pela demanda devem mover o equipamento certo para o projeto. Eles podem alugar equipamentos, mas devem atender aos requisitos do projeto. A contratação de mão de obra e salários também devem ser planejados de acordo com o orçamento.
A aquisição de materiais é uma fase da obra que pode gerar uma economia de recursos significativa, por isso, é muito importante que os profissionais responsáveis tenham todo o conhecimento necessário para executar esse serviço.
Construção: a fase mais aguardada
A etapa de construção é a mais ativa no processo de construção de edifícios comerciais. É nessa parte que começamos a verificar o trabalho “tomando forma”, pois ocorrem processos como:
Escavação do local, vazamento de concreto, montagem de aço, estrutura, trabalho interior/exterior, cobertura, instalação de serviços subterrâneos e muito mais.
Afinal, quanto tempo leva a construção de um prédio comercial?
Para construir um prédio comercial é preciso compreender que o design e a funcionalidade irão determinar os diferentes processos e também o tempo de construção de um prédio comercial.
Dessa forma, quando somos questionados em relação ao tempo de construção de um prédio comercial, é praticamente impossível determinar a quantidade necessária de meses sem compreender os detalhes e particularidades da obra em questão.
Por exemplo, o tempo varia de acordo com o projeto: as edificações mais simples de 5 andares levam em média 24 meses. Já um prédio comercial de 10 andares leva de 36 a 48 meses para ser concluído contando com as instalações elétricas e hidrossanitárias, bem como os acabamentos.
Possui alguma dúvida relacionada a construção de obras comerciais? Deixe o seu comentário abaixo.
Confira a página Venda seu Terreno – Construtora Yanagawa
Confira à página Trabalhe Conosco
Confira à página Sobre