Construir um escritório corporativo ou comercial é uma das etapas mais delicadas para qualquer negócio. Seja o primeiro escritório ou uma repaginação da sede atual da empresa, construir um espaço para trabalho requer planejamento estratégico para que o investimento seja certeiro e, o resultado final, um verdadeiro sucesso.
Não por acaso, obras comerciais e corporativas estão entre as nossas especialidades como construtora, e por entendermos o quão desafiador este momento pode ser para empresas que querem planejar uma grande mudança como essa, preparamos este artigo para facilitar o trâmite:
As etapas de uma obra
Como montar um escritório? Antes de tudo, qualquer obra complexa requer um extenso planejamento, no qual são delineadas as etapas necessárias para execução da obra e o que se pode esperar em cada uma delas.
Com esse esboço, fica mais fácil visualizar o que precisa para montar um escritório, mensurando a complexidade de um projeto como esse. Também fica mais fácil prever o que será necessário em cada uma das etapas, além de prever possíveis empecilhos e já antecipar as suas soluções.
Quando um escritório ou sede comercial é construído desde o início, as etapas são as seguintes:
1 – Etapa de PROJETO
Se você quer saber como montar um escritório de sucesso, essa etapa é uma das mais importantes. No desenvolvimento do projeto deve ser feito um estudo detalhado de construção civil, levando em consideração tanto o local escolhido quanto os objetivos e expectativas da obra. É um estudo técnico, que, para garantir um resultado final de qualidade, deve ser realizado por profissionais qualificados.
Aqui, serão definidos todos os materiais que serão utilizados ao longo da obra — pisos, acabamentos, iluminação — tudo o que for necessário para garantir que a entrega final esteja de acordo com as necessidades e expectativas da sua empresa.
É nessa etapa em que se delimita, também, o orçamento disponível para a execução do projeto, bem como qual será a mão de obra necessária. Com o projeto definido, deve-se criar um cronograma no qual ficam previstas as etapas de execução e suas datas de conclusão.
2 – Etapa de FUNDAÇÃO
A etapa de Fundação representa, de fato, o início da execução da obra. Aqui, entramos em questões de infraestrutura da engenharia, de forma que a fundação lida com toda a parte estrutural do solo de um projeto.
O sistema de fundação a ser implementado vai depender de questões avaliadas e apontadas na etapa de projeto, e ele será o responsável, essencialmente, por sustentar a construção.
3 – Etapa de ESTRUTURA
Após a fundação, entramos com o conjunto de elementos que irão estruturar a obra. Pilares, vigas e lajes são construídos, dando forma à estrutura do escritório.
Nessa etapa, é necessário que haja uma execução técnica perfeita, porque o menor dos problemas nessa fase pode acabar comprometendo toda a obra. É um momento extremamente técnico, no qual contar com profissionais qualificados, bem como materiais de qualidade, é imprescindível.
4 – Etapa de ALVENARIA
A execução da alvenaria acontece, também, em etapas: marcação, elevação e vedação. Durante a marcação, confere-se o posicionamento, o alinhamento e o nivelamento das paredes. Em seguida, faz-se a elevação, que pode acontecer em blocos de concreto, concreto armado ou blocos cerâmicos (o mais comum em obras comerciais).
Para finalizar essa etapa, executa-se a vedação, fechando os vãos entre vigas e pilares com concreto.
5 – Etapa de INSTALAÇÕES
Nessa etapa são realizadas instalações elétricas e hidrossanitárias conforme previsto na etapa de projeto, lá no início do planejamento. Para não errar nessa fase de como montar um escritório e deixá-lo como você sempre imaginou, profissionais qualificados são essenciais.
Todos os circuitos, tubulações, fixações, instalações e pontos de iluminação são criados, bem como a fiação elétrica e os quadros são fixados. Aqui, também instalam-se tomadas, interruptores e dispositivos de proteção.
Já as instalações hidrossanitárias abrangem um conjunto de conexões, tubos, peças e equipamentos que são introduzidos na parte interna das estruturas. Elas tornam viável a distribuição de água fria ou quente, bem como o acondicionamento e a alimentação do imóvel.
6 – Etapa de COBERTURA
A etapa de cobertura consiste, basicamente, na instalação do telhado, e é fundamental que seja executada de forma técnica e impecável.
É com uma instalação competente da cobertura, composta pela laje e pelo telhado, que se evita problemas futuros como infiltrações, goteiras e deterioração causada por elementos da natureza. A cobertura também pode contribuir para um maior conforto termoacústico.
7 – Etapa de ACABAMENTO
Aqui temos a etapa final: o acabamento! É nessa etapa em que se realizam as instalações de paredes de drywall, o assentamento de revestimentos de piso, paredes e forro.
Instalam-se também as louças e metais, além de esquadrias, vidros e pintura externa e interna. É a fase de finalização da obra e de cuidar dos detalhes.
Por que contar com uma construtora especializada em obras comerciais ou corporativas?
Toda obra representa um grande investimento das partes envolvidas. Por isso, para garantir o melhor resultado possível, é necessário investir em uma empresa especializada, que tem compromisso com a satisfação do cliente e que possui mão de obra qualificada para a execução de cada uma das etapas necessárias.
Planejar e estruturar bem cada etapa da sua obra é fundamental para garantir a segurança do seu investimento. Por isso, na hora de planejar a construção do seu escritório ou sede, não deixe de pesquisar sobre a construtora e procure saber mais sobre suas entregas e reputação perante o mercado.
Agora que você está mais ciente sobre o que precisa para montar um escritório e o processo envolvido na construção de algo tão importante para os negócios, é hora de tirar seu projeto do papel!
Para isso, converse com a Yanagawa, uma empresa especializada nesse tipo de entrega e que está há mais de dez anos no mercado, fale conosco!