Alugar ou financiar: qual é o melhor?

“Você deve alugar ou financiar sua residência principal?”: uma pergunta que muitas pessoas se fazem durante a busca imobiliária.

E se o cálculo pode ser a favor da compra de imóveis, tudo depende da sua cidade, portanto, dos preços dos imóveis, mas também da sua situação profissional e pessoal.

Para ajudar você a entender mais sobre alugar ou financiar, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!

Quais as vantagens de alugar?

Existem várias razões pelas quais você pode se perguntar se não seria sábio deixar seu aluguel para se tornar um proprietário. Mas ao permanecer um inquilino, você desfruta de certas vantagens:

Aluguel alto, mas um esforço de economia menor

Enquanto os preços imobiliários continuam a quebrar recordes, os preços dos aluguéis estão subindo de forma mais razoável. No entanto, dependendo da cidade, o esforço para conseguir um bom aluguel está aumentando.

Ao alugar um apartamento, dependendo do contrato que você estabeleceu com o proprietário ou agência, você pode ser obrigado a:

  • Pagar taxas da imobiliária,
  • Fornecer um depósito de segurança,
  • Pagar taxas de condomínio.

Embora possa representar uma certa quantia, ainda é menos importante do que a quantidade que você precisará para comprar imóveis.

Dessa forma, ser um inquilino pode permitir que você economize dinheiro gradualmente para acumular economias suficientes para adquirir sua casa.

Uma escolha de liberdade

Ser um inquilino também pode ser uma escolha de liberdade. “Prefiro ser inquilino, dessa forma, continuo livre para me mudar sempre que quiser. É uma liberdade que não quero perder.”.

Até porque nas grandes cidades os inquilinos podem deixar o aluguel com um mês de antecedência. Uma mobilidade que os proprietários não têm, pois, uma venda pode levar vários meses… e incorrer em custos significativos.

Vantagens de comprar ou financiar uma casa

De fato, com as taxas de financiamento cada vez mais baixas, a compra de imóveis está se tornando uma opção viável para muitos brasileiros.

Comprar uma casa é muito mais benéfico do que alugar. Primeiro, uma pessoa que tem sua própria casa pode usá-la como achar melhor. Ela pode colocar a tinta que quiser, modificar certos elementos no nível arquitetônico, fazer trabalhos, etc. Uma vantagem que a pessoa que decidiu alugar não pode aproveitar.

Como esta não é a casa dela, ela é forçada a se adaptar ao estado em que encontrou o lugar. Apenas pequenas modificações podem ser permitidas.

A outra vantagem de comprar uma casa é que, se você quiser vender uma casa, poderá arrecadar uma quantia três (3) vezes mais atraente do que o preço de compra. Isso porque, com o passar dos anos, o valor de uma casa sempre aumenta.

Na verdade, há diversas pessoas que vivem apenas do dinheiro ganho a partir de investimento imobiliários.

Mas é claro, você terá que prestar atenção a algumas coisas antes de comprometer sua vida com um longo financiamento.

Depois de adquirir seu aparamento, você terá que pagar o IPTU e isso às vezes representa um gasto bem grande, dependendo da região. Podem existir também reparos habitacionais, taxas de condomínio… Por isso, é essencial manter um pouco de economia de lado para conseguir lidar com esses imprevistos financeiros.

Além disso, não se esqueça das despesas relacionadas à compra do seu imóvel, como os juros que você pagará ao banco e as taxas relacionadas ao crédito.

Alugar ou financiar: acima de tudo uma escolha de vida

Uma compra de imóveis é acima de tudo uma escolha de vida. Antes de pensar na rentabilidade dessa compra, é melhor fazer as perguntas certas:

  • Que ambiente de vida você está procurando?
  • Quantos impostos locais existem no seu futuro município?
  • Você planeja ficar vários anos na mesma cidade ou emprego?

De fato, em algumas cidades, com impostos locais ou preços baixos, comprar imóveis pode ser mais lucrativo do que um aluguel. Até porque permite a construção de um patrimônio imobiliário. Contudo, é tudo uma questão de escolha para o que você deseja de sua vida.

Gostou de saber mais sobre se é melhor alugar ou financiar? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

Publicado dia 25/01/2021
31/01/2024

Quais os principais documentos para iniciar uma obra de construção civil? Confira agora!

Realizar uma obra de construção civil é um processo que envolve não apenas a execução física, mas também uma série de trâmites burocráticos. Em geral, há um padrão de documentos exigidos, mas dependendo da região em que a obra é […]

26/09/2023

5 tendências da construção civil para o ano de 2024

A indústria da construção civil vem passando por um período de evolução notável, impulsionada pelo desejo contínuo de aprimorar processos de edificação e implementar inovações na construção civil que atendam significativamente obras e reformas.  Cada ano traz consigo novas perspectivas […]

05/09/2023

Oportunidade de investimento imobiliário: conheça o Primordiale

O Primordiale é o novo formato de condomínio fechado em Lucas do Rio Verde/MT. O empreendimento foi incorporado e está sendo executado pela Construtora Yanagawa. Ele conta com infraestrutura completa que proporciona lazer, segurança, conforto e sofisticação na medida certa.  […]

FALE COM A GENTE

Somos uma construtora e incorporadora, nascida em Cuiabá no ano de 2010, com o propósito de atender demandas de obras comerciais, industriais e institucionais. Nosso objetivo é projetar e construir com alto profissionalismo e competência.