Alvenarias: Diferenças entre Estrutural e Convencional

Ao realizar obras de grandes proporções, um fato que deve ser considerado é a utilização correta da Alvenaria. Seja por distintos fatores, a sua seleção nessa fase inicial da proposta, permite ter um melhor desenvolvimento da obra além de gerar as melhores condições para a empresa. Baseado nos dois tipos de alvenarias, faremos as definições de cada uma e explicaremos seus pontos positivos e negativos, de modo a identificar a melhor forma de realização para cada tipo de obra.

Acompanhe nossa leitura e entenda as diferenças entre Alvenaria Estrutural e Alvenaria Convencional.

Explicando as diferenças entre as alvenarias:

A alvenaria, pode ser definida como uma obra da construção civil que é formada por um conjunto de pedras, tijolos ou blocos que unidos formam paredes, muros ou alicerces de uma edificação, tendo como função a resistência aos esforços de compressão.
A partir desse entendimento, devemos ter em mente que as alvenarias se dividem em dois grupos principais. São eles:

• Alvenaria Convencional.

• Alvenaria Estrutural.

Alvenaria Convencional

A alvenaria convencional, também conhecida como alvenaria de vedação, é caracterizada pelo sistema construtivo em que toda carga da estrutura é suportado pelas lajes, vigas, pilares e fundação, tendo também a função de delimitar ou dividir os espaços. Toda sua estrutura é feita com concreto armado, argamassa para os assentamentos além de formas metálicas ou de madeiras utilizadas na concretagem.

É o modo mais tradicional encontrado nas obras da engenharia civil, pois, permite uma maior flexibilização arquitetônica, visto que as paredes não têm função estrutural no projeto, logo dando a liberdade de executar construções que se desenham fora dos padrões. Suas principais vantagens são:

• Fácil manutenção: devido a sua estrutura estar fundamentada nos pilares e vigas, como paredes são apenas itens de separação, permitindo assim manutenções sem interferência na estrutura da obra.

• Obras com grandes vãos: por estar estruturada em pilares, pode se aumentar a distância entre os vãos sem causar falhas na infraestrutura.

• Estrutura robusta: com sua estrutura em concreto armado, uma capacidade de carga é altamente elevada com essas condições, tornando apta para grandes projetos anteriores.

• Janelas e portas fora dos padrões: É possível fazer a utilização de materiais de acabamento que sejam fora dos padrões existentes, criando uma identificação única para a obra.

Alguns pontos desfavoráveis ​​em relação a esse modo de construção:

• Custo elevado: devido a grande quantidade de material usado na sua construção, uma estrutura convencional acaba por ter um gasto maior na compra de materiais.

• Tempo de execução: O tempo de execução das obras é sempre maior se relacionado com os projetos de alvenaria estrutural.

• Desperdícios e resíduos: tendo como instalações elétricas e hidráulicas sendo realizadas depois de a alvenaria estar feita, é necessário quebrar o que está concretizado, gerando muito resíduos e desperdícios de materiais e mão-de-obra.

Alvenaria Estrutural

A alvenaria estrutural, como o próprio nome já diz, é caracterizada pelas paredes que exercem uma função de funcionamento todo o peso da estrutura e distribuí-la para a fundação, sendo assim é desnecessário realizar a construção de vigas e pilares para a estruturação do projeto .
Além de suportarem as diversas cargas da construção, pois as paredes em alvenaria estrutural possuem a função de serem isolantes térmicos e acústicos.

Segue as vantagens para sua obra quando se utiliza o sistema de construção estrutural:

• Tempo hábil: O tempo de construção é consideravelmente menor em relação as alvenarias convencionais, tendo em vista que não a necessidade de fazer armações e estruturas metálicas.

• Redução no desperdício: com as instalações hidráulicas e elétricas acompanhando o andamento da obra, não é necessário quebrar o que já está feito para las realizar.

• Custos: Tendo em consideração que não há grandes quantidades dos mesmos elementos da alvenaria convencional, uma redução no custo da obra também se torna um atributo para atenuar por esse tipo de construção.

• Organização: é possível realizar uma organização mais eficiente, deixando um ambiente mais limpo e visivelmente mais organizado num canteiro de obras, o que é essencial para o desenvolvimento do projeto.

Mas, existem também algumas desvantagens relacionadas a esse tipo de obra. Analise:

• Mudanças não planejadas: caso ocorra algum imprevisto, as possibilidades de mudanças no projeto podem ter algum tipo de restrição, entendendo que modificaria todos os cálculos de estrutura.

• Limitações: Para obras com grandes vãos, não é possível a utilização desse

Agora que já sabemos como principais características e diferenças entre esses dois tipos de alvenarias, na hora de pensar em contratar uma empresa de engenharia ou construtora, saiba que um passo fundamental é ter uma equipe de engenheiros e técnicos competentes com excelência na função que dispõe.

Esperamos que esse artigo possa ter te conscientizado na hora de eleger o melhor tipo de construção para sua obra e estamos à disposição para conversarmos mais sobre esses processos. Obrigado pela leitura!

Publicado dia 29/01/2020
14/02/2024

Argamassa autonivelante para pisos: garanta eficiência na construção!

Em nossa constante busca por aprimorar cada detalhe em nossas obras, na Construtora Yanagawa compreendemos que a escolha dos materiais desempenha um papel fundamental na qualidade final de qualquer projeto de reforma ou construção.  Dentre os materiais inovadores que utilizamos, […]

08/12/2023

Obras de tirar o fôlego: confira o portfólio de obras da Construtora Yanagawa!

Desde a sua fundação em 2010, na capital do Mato Grosso, a construtora Yanagawa tem sido uma construtora e incorporadora comprometida em atender às demandas de obras comerciais, industriais e institucionais.  Com uma equipe especializada e dedicada, o foco da […]

14/07/2023

Conheça as vantagens do uso de concreto de alta resistência em suas obras!

Durante o planejamento da sua obra, é esperado que você invista nos melhores materiais possíveis para garantir o sucesso do projeto. Diante disso, o concreto de alta resistência surge como uma ótima opção para construções que precisam alcançar um nível […]

FALE COM A GENTE

Somos uma construtora e incorporadora, nascida em Cuiabá no ano de 2010, com o propósito de atender demandas de obras comerciais, industriais e institucionais. Nosso objetivo é projetar e construir com alto profissionalismo e competência.