Automação residencial: Conheça tudo

Certamente em algum filme um pouco futurista você deve ter visto alguns instrumentos ou dispositivos que podem muito bem serem classificados como de automação residencial. Mas o fato é que não se trata de algo do futuro, pelo contrário, felizmente. O processo de automação de nossas residências é algo que já ocorre e facilita e muito a vida dos moradores. Vamos bater um papo sobre o assunto?

De maneira prática, a automação residencial pode ser entendida como o processo de emprego da tecnologia disponível para automatização de diferentes processos na residência que anteriormente dependiam exclusivamente do morador.

Dentre alguns exemplos de dispositivos de automação estão, por exemplo, sensores de fumaça, temporizadores, fechaduras eletrônicas, dentre outros.

Vale destacar inclusive que graças ao progressivo avanço da tecnologia casas automatizadas serão casas vez mais comuns em nossa realidade, deixando de ser algo visto apenas raramente ou em cenas de filmes.

Para quem trabalha com o setor de empreendimentos imobiliários é preciso estar atento quanto as principais novidades de automação para que possa se destacar da concorrência. Aqui reunimos um panorama geral sobre o assunto para que você possa ter uma ideia de tudo o que envolve a automação residencial.

Automação residencial: conceito

Como mencionado anteriormente, a automação residencial envolve o processo de emprego da tecnologia a favor da realização de certas atividades na residência, que podem ser desde coisas simples, como contagem de tempo, a coisas mais complexas, como fechaduras eletrônicas, por exemplo.

Buscando um pouco mais afundo o conceito para que você possa entender de fato o assunto, podemos colocar que a automação residencial é a aplicação das tecnologias existentes dentro da residência para facilitar a vida do morador, visto que elas realizarão ou comandarão atividades que antes dependiam exclusivamente de participação humana.

A partir da automação residencial temos um único sistema que cuida de toda a casa e funciona de acordo com os nossos gostos, comportamentos e necessidades.

A popularização do processo de automação

Podemos dizer que a automação residencial passa agora por um processo de popularização visto que não é algo recente, pelo contrário aliás. A automação residencial teve o conceito criado em meados dos anos de 1970 nos Estados Unidos.

A criação do termo tinha o intuito de denominar os sistemas automatizados criados para controlar as operações industriais.

Desde então a cada ano novos lançamentos são criados visando sobretudo os hábitos de consumo e as necessidades do público. Imagina pode controlar tudo o que você precisa do seu celular ou tablet? Essa é a premissa do processo de automatização residencial que se inova constantemente.

Vantagens da automação residencial

A automação residencial traz benefícios que vão além do conforto e praticidade para o morador. Abaixo reunimos algumas das principais vantagens de se investir nos processos automatizados para sua casa, confira.

Mais segurança

Esse sem dúvida é o benefício mais buscado quando falamos sobre automação residencial e quando questionamos clientes que o possuem.

Mesmo quando você está longe da sua residência você consegue acompanhar tudo o que está acontecendo, tanto dentro quanto fora através de um sistema interligado de câmeras que pode ser acessado a partir do seu smartphone.

Comodidade

A partir da automação residencial você consegue acionar uma lâmpada estando em qualquer lugar do mundo. Ou seja, você tem mais conforto e praticidade para a realização de atividades simples do dia a dia.

Ligar o ar-condicionado, bem como desligar, ligar a lareira, ou a irrigação do jardim são apenas alguns outros exemplos de processos que podem ser ativados através de um simples toque no seu celular, tornando tudo muito mais fácil.

Além disso, é possível fazer adaptações especiais para pessoas portadores de necessidades especiais caso haja na família ou idosos, por exemplo.

Economia de energia

Alguns dispositivos de automação residencial permitem que o morador faça uma gestão muito mais apurada do consumo de energia. Dessa maneira é possível identificar onde está ocorrendo os maiores gastos e até mesmo racionar o consumo.

Dessa maneira, ao contrário do que muitas pessoas podem imaginar, a automação residencial pode inclusive levar a uma economia de energia a partir da identificação de possíveis focos de elevado consumo.

A automação permite assim que a casa economize energia elétrica, mas ela também pode se tornar sustentável, economizando igualmente água, por exemplo.

 

Publicado dia 21/06/2021
31/01/2024

Quais os principais documentos para iniciar uma obra de construção civil? Confira agora!

Realizar uma obra de construção civil é um processo que envolve não apenas a execução física, mas também uma série de trâmites burocráticos. Em geral, há um padrão de documentos exigidos, mas dependendo da região em que a obra é […]

26/09/2023

5 tendências da construção civil para o ano de 2024

A indústria da construção civil vem passando por um período de evolução notável, impulsionada pelo desejo contínuo de aprimorar processos de edificação e implementar inovações na construção civil que atendam significativamente obras e reformas.  Cada ano traz consigo novas perspectivas […]

05/09/2023

Oportunidade de investimento imobiliário: conheça o Primordiale

O Primordiale é o novo formato de condomínio fechado em Lucas do Rio Verde/MT. O empreendimento foi incorporado e está sendo executado pela Construtora Yanagawa. Ele conta com infraestrutura completa que proporciona lazer, segurança, conforto e sofisticação na medida certa.  […]

FALE COM A GENTE

Somos uma construtora e incorporadora, nascida em Cuiabá no ano de 2010, com o propósito de atender demandas de obras comerciais, industriais e institucionais. Nosso objetivo é projetar e construir com alto profissionalismo e competência.