Casa ou apartamento: qual a melhor opção

Se você está no momento de comprar um imóvel certamente deve estar nessa dúvida cruel, casa ou apartamento? Qual escolher? Qual deles é melhor? O que considerar para essa escolha? Vamos conversar um pouco sobre isso?

Escolher onde morar pode ser um processo prazeroso, mas igualmente bem desafiador e demanda de um pouco de paciência.

Normalmente os apartamentos são os preferidos para o início da vida adulta porque apresentam um custo relativamente menor (em alguns casos e de modo geral, há apartamentos que podem muito bem custar bem mais que determinadas casas, por exemplo).

Mas, em contrapartida, quando da constituição de uma família passa a não atender de maneira integral e acaba sendo necessário trocar o imóvel, o que pode ser um processo um tanto quanto trabalhoso.

Trabalhoso no sentido de que você precisará ou encontrar uma casa que seja possível trocar no mesmo valor do seu apartamento (o que pode abrir brecha para uma casa que necessitará de reforma para que possa efetivamente te atender) ou precisará de recursos para a chamada troca com troco.

Então a casa é melhor que o apartamento?

Em uma questão de casa ou apartamento, o apartamento pode ser uma boa escolha no curto prazo, mas a partir do momento que a família cresce, você se casa e tem filhos, a casa acaba atendendo melhor as novas demandas.

Ou seja, particularmente tudo depende das necessidades que você tem e o que espera do imóvel para o momento no qual você está realizando a aquisição.

Como escolher entre casa ou apartamento?

As casas tendem a ser mais indicadas para famílias, mas, ao mesmo tempo, imóveis são bens de longo prazo, então mesmo que você não tenha uma família constituída agora, nesse momento vale pensar no futuro.

Os apartamentos como mencionei anteriormente, costumam ser a primeira opção de jovens casais, comumente sem filhos e também de pessoas que estão atualmente voltadas especialmente para a sua vida profissional. Claro que isso não é uma regra, mas é o que comumente ocorre.

Mas antes de considerar como uma premissa indiscutível é sempre bom visitar o imóvel para avaliá-lo se independentemente de ser uma casa ou um apartamento se o mesmo atende o que você precisa, lembrando que um imóvel é algo para o longo prazo. Ou seja, apesar de estar realizando a compra nesse momento, pense que você espera para daqui a alguns anos?

A maioria de nós no longo prazo espera constituir família, ter filhos e nesse sentido a casa acabará sendo uma necessidade praticamente natural e esperada.

Sem contar que ao optar por um apartamento você terá algumas desvantagens natas desse modelo de imóvel, dentre elas, conviver com pessoas estranhas. Ao escolher pela compra de um apartamento você precisará conviver com pessoas estranhas nas áreas comuns, partilhadas entre os moradores do empreendimento.

Mesmo com um bom controle na entrada e saída de pessoas, inevitavelmente em um apartamento o fluxo de pessoas entrando e saindo é bem maior do que se a casa fosse apenas sua.

Além disso, outra desvantagem relativa ao apartamento que pode acabar pesando na decisão diz respeito ao pouco espaço privativo que apresentam. Você e a sua família somente terão privacidade dentro da unidade que costuma ser pequena em muitos casos.

Você terá privacidade em casa

A casa, em contrapartida, oferece uma resposta a altura, sendo algo totalmente mais privativo do que um apartamento. A privacidade encontrada em uma casa consiste em uma das principais características de quem procura por esse tipo de imóvel.

Você e a sua família não terão, por exemplo, que dividir as áreas de lazer uma vez que elas serão unicamente de vocês e não haverá partilha com vizinhos ou pessoas completamente estranhas para a família.

Imóvel novo ou usado?

Resolvemos trazer essa questão aqui porque também é algo que acaba gerando algumas dúvidas no momento da compra. Normalmente os imóveis novos são sempre as melhores opções. Isso porque o tempo para que demandem de manutenção são mais longos do que um imóvel usado, por exemplo.

Além disso, imóveis novos são mais facilmente financiados por instituições financeiras porque atendem a todos os critérios para tal, desde condições físicas para isso quanto a apresentação da respectiva documentação exigida para a solicitação de um financiamento.

Nem sempre um imóvel usado possui todos os seus documentos em dia para que possamos solicitar um financiamento para sua aquisição.

Gostou de saber mais sobre a casa ou apartamento? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

 

Publicado dia 22/05/2021
31/01/2024

Quais os principais documentos para iniciar uma obra de construção civil? Confira agora!

Realizar uma obra de construção civil é um processo que envolve não apenas a execução física, mas também uma série de trâmites burocráticos. Em geral, há um padrão de documentos exigidos, mas dependendo da região em que a obra é […]

26/09/2023

5 tendências da construção civil para o ano de 2024

A indústria da construção civil vem passando por um período de evolução notável, impulsionada pelo desejo contínuo de aprimorar processos de edificação e implementar inovações na construção civil que atendam significativamente obras e reformas.  Cada ano traz consigo novas perspectivas […]

05/09/2023

Oportunidade de investimento imobiliário: conheça o Primordiale

O Primordiale é o novo formato de condomínio fechado em Lucas do Rio Verde/MT. O empreendimento foi incorporado e está sendo executado pela Construtora Yanagawa. Ele conta com infraestrutura completa que proporciona lazer, segurança, conforto e sofisticação na medida certa.  […]

FALE COM A GENTE

Somos uma construtora e incorporadora, nascida em Cuiabá no ano de 2010, com o propósito de atender demandas de obras comerciais, industriais e institucionais. Nosso objetivo é projetar e construir com alto profissionalismo e competência.