Conheça as etapas essenciais para construir um bom escritório comercial ou corporativo

Construir um escritório corporativo ou comercial é uma das etapas mais delicadas para qualquer negócio. Seja o primeiro escritório ou uma repaginação da sede atual da empresa, construir um espaço para trabalho requer planejamento estratégico para que o investimento seja certeiro e, o resultado final, um verdadeiro sucesso.

Não por acaso, obras comerciais e corporativas estão entre as nossas especialidades como construtora, e por entendermos o quão desafiador este momento pode ser para empresas que querem planejar uma grande mudança como essa, preparamos este artigo para facilitar o trâmite:

As etapas de uma obra

Como montar um escritório? Antes de tudo, qualquer obra complexa requer um extenso planejamento, no qual são delineadas as etapas necessárias para execução da obra e o que se pode esperar em cada uma delas. 

Com esse esboço, fica mais fácil visualizar o que precisa para montar um escritório, mensurando a complexidade de um projeto como esse. Também fica mais fácil prever o que será necessário em cada uma das etapas, além de prever possíveis empecilhos e já antecipar as suas soluções

Quando um escritório ou sede comercial é construído desde o início, as etapas são as seguintes: 

1 – Etapa de PROJETO


Se você quer saber como montar um escritório de sucesso, essa etapa é uma das mais importantes. No desenvolvimento do projeto deve ser feito um estudo detalhado de construção civil, levando em consideração tanto o local escolhido quanto os objetivos e expectativas da obra. É um estudo técnico, que, para garantir um resultado final de qualidade, deve ser realizado por profissionais qualificados.

 

planejamento

 

Aqui, serão definidos todos os materiais que serão utilizados ao longo da obra — pisos, acabamentos, iluminação — tudo o que for necessário para garantir que a entrega final esteja de acordo com as necessidades e expectativas da sua empresa. 

É nessa etapa em que se delimita, também, o orçamento disponível para a execução do projeto, bem como qual será a mão de obra necessária. Com o projeto definido, deve-se criar um cronograma no qual ficam previstas as etapas de execução e suas datas de conclusão. 

2 – Etapa de FUNDAÇÃO

A etapa de Fundação representa, de fato, o início da execução da obra. Aqui, entramos em questões de infraestrutura da engenharia, de forma que a fundação lida com toda a parte estrutural do solo de um projeto.

 

fundacao

 

O sistema de fundação a ser implementado vai depender de questões avaliadas e apontadas na etapa de projeto, e ele será o responsável, essencialmente, por sustentar a construção

3 – Etapa de ESTRUTURA

Após a fundação, entramos com o conjunto de elementos que irão estruturar a obra. Pilares, vigas e lajes são construídos, dando forma à estrutura do escritório.

 

obras

 

Nessa etapa, é necessário que haja uma execução técnica perfeita, porque o menor dos problemas nessa fase pode acabar comprometendo toda a obra. É um momento extremamente técnico, no qual contar com profissionais qualificados, bem como materiais de qualidade, é imprescindível. 

 

4 – Etapa de ALVENARIA

A execução da alvenaria acontece, também, em etapas: marcação, elevação e vedação. Durante a marcação, confere-se o posicionamento, o alinhamento e o nivelamento das paredes. Em seguida, faz-se a elevação, que pode acontecer em blocos de concreto, concreto armado ou blocos cerâmicos (o mais comum em obras comerciais).

Para finalizar essa etapa, executa-se a vedação, fechando os vãos entre vigas e pilares com concreto.

terreno

5 – Etapa de INSTALAÇÕES

Nessa etapa são realizadas instalações elétricas e hidrossanitárias conforme previsto na etapa de projeto, lá no início do planejamento. Para não errar nessa fase de como montar um escritório e deixá-lo como você sempre imaginou, profissionais qualificados são essenciais.

Todos os circuitos, tubulações, fixações, instalações e pontos de iluminação são criados, bem como a fiação elétrica e os quadros são fixados. Aqui, também instalam-se tomadas, interruptores e dispositivos de proteção.

 

enginer-quadro-de-energia

 

Já as instalações hidrossanitárias abrangem um conjunto de conexões, tubos, peças e equipamentos que são introduzidos na parte interna das estruturas. Elas tornam viável a distribuição de água fria ou quente, bem como o acondicionamento e a alimentação do imóvel.

6 – Etapa de COBERTURA

A etapa de cobertura consiste, basicamente, na instalação do telhado, e é fundamental que seja executada de forma técnica e impecável. 

É com uma instalação competente da cobertura, composta pela laje e pelo telhado, que se evita problemas futuros como infiltrações, goteiras e deterioração causada por elementos da natureza. A cobertura também pode contribuir para um maior conforto termoacústico

7 – Etapa de ACABAMENTO

Aqui temos a etapa final: o acabamento! É nessa etapa em que se realizam as instalações de paredes de drywall, o assentamento de revestimentos de piso, paredes e forro. 

Instalam-se também as louças e metais, além de esquadrias, vidros e pintura externa e interna. É a fase de finalização da obra e de cuidar dos detalhes.

 

recepcao

Por que contar com uma construtora especializada em obras comerciais ou corporativas? 

Toda obra representa um grande investimento das partes envolvidas. Por isso, para garantir o melhor resultado possível, é necessário investir em uma empresa especializada, que tem compromisso com a satisfação do cliente e que possui mão de obra qualificada para a execução de cada uma das etapas necessárias. 

Planejar e estruturar bem cada etapa da sua obra é fundamental para garantir a segurança do seu investimento. Por isso, na hora de planejar a construção do seu escritório ou sede, não deixe de pesquisar sobre a construtora e procure saber mais sobre suas entregas e reputação perante o mercado

Agora que você está mais ciente sobre o que precisa para montar um escritório e o processo envolvido na construção de algo tão importante para os negócios, é hora de tirar seu projeto do papel!

 

escritorio-yanagawa

 

Para isso, converse com a Yanagawa, uma empresa especializada nesse tipo de entrega e que está há mais de dez anos no mercado, fale conosco!

Publicado dia 07/02/2023
14/02/2024

Argamassa autonivelante para pisos: garanta eficiência na construção!

Em nossa constante busca por aprimorar cada detalhe em nossas obras, na Construtora Yanagawa compreendemos que a escolha dos materiais desempenha um papel fundamental na qualidade final de qualquer projeto de reforma ou construção.  Dentre os materiais inovadores que utilizamos, […]

31/01/2024

Quais os principais documentos para iniciar uma obra de construção civil? Confira agora!

Realizar uma obra de construção civil é um processo que envolve não apenas a execução física, mas também uma série de trâmites burocráticos. Em geral, há um padrão de documentos exigidos, mas dependendo da região em que a obra é […]

20/12/2023

Imóvel comercial: 5 critérios para uma boa escolha!

Encontrar o espaço comercial ideal para iniciar ou expandir um negócio é um passo crucial rumo ao sucesso da sua empresa. Seja optando por um terreno a ser construído do zero, por um imóvel pronto ou pela escolha de sala […]

FALE COM A GENTE

Somos uma construtora e incorporadora, nascida em Cuiabá no ano de 2010, com o propósito de atender demandas de obras comerciais, industriais e institucionais. Nosso objetivo é projetar e construir com alto profissionalismo e competência.