Como sair do aluguel?

Como sair do aluguel é uma dúvida que poderia ser a pergunta de um milhão de dólares. Muitas pessoas querem sair do aluguel, comprar a casa própria, mas por N motivos não conseguem. Ao contrário do que se acredita, comprar um imóvel e poder finalmente dizer adeus ao pagamento mensal do aluguel não é algo impossível para quem ganha pouco, pelo contrário.

Podemos ver isso quando analisamos os dados de famílias brasileiras de classe média que realizaram a compra do primeiro imóvel. Segundo o último balanço realizado pelo Data Popular em 2013 a maioria das famílias brasileiras de classe média já possuía casa ou apartamento próprio e cerca de oito milhões esperavam poder realizar a compra em breve.

Para o levantamento foram considerados classe média famílias com renda mensal entre um mil cento e dez reais até três mil trezentos e setenta e cinco reais.

Infelizmente, com toda certeza nem todos estes oito milhões de pessoas que esperavam conquistar a compra da casa própria a fizeram ao longo destes quase oito anos. O número de novos brasileiros que também passaram a sonhar sair do aluguel aumentou nesse período.

Se você acredita que precisará ganhar mais para que possa finalmente comprar a sua casa, convidamos você a nos acompanhar. Isso porque nem sempre o aumento da renda possibilita realizar o sonho da compra da casa ou apartamento e se você não se ater a outros fatores importantes que queremos trazer aqui a compra dificilmente ocorre.

Muitas pessoas passam anos e anos sonhando com a casa própria pensando que tal realização é algo impossível. Mas isso não é verdade, comprar um imóvel acaba sendo algo possível até mesmo por pessoas de baixa renda se forem observados alguns pontos importantes.

Como sair do aluguel envolve ter um planejamento financeiro

A educação financeira do brasileiro de modo geral acaba sendo muito carente e consequentemente todos os aspectos relacionados a ela também deixam muito a desejar. Como resposta disso são poucas as pessoas que possuem um planejamento financeiro.

O planejamento financeiro acaba sendo o primeiro passo para que qualquer objetivo envolvendo dinheiro possa ser alcançado.

Não existe um método certo de como fazer o planejamento financeiro. O ideal é sentar e colocar no papel os seus objetivos, suas metas e quais eventuais problemas que podem aparecer e como resolvê-los.

Aqui partimos de um pressuposto que você já realizou o corte de todos os gastos que poderia e já está economizando onde pode.

A partir de então, no caso da compra do imóvel, por exemplo, se a entrada para o mesmo for de quinze mil reais veja quanto você pode reservar por mês e quanto tempo levaria para atingir esse valor.

Estabeleça metas para saber como sair do aluguel

Apesar de parecer a mesma coisa quando olhamos de longe, as metas divergem do objetivo. O objetivo seria onde queremos chegar e as metas seriam o caminho, os degraus para tanto. As metas fazem com que o objetivo se torne algo mais próximo, algo mais possível e ao alcance.

No caso da compra da casa própria você pode estabelecer como meta, por exemplo, a juntar determinado valor em um período de tempo. Esse valor pode ser a entrada ou parte dela.

Fontes extra de renda

Fontes de renda extra sempre são bem-vindas e ajudam bastante na realização do sonho da casa própria uma vez que com bom planejamento financeiro a renda extra pode ser direcionada em sua totalidade a construção do valor da entrada, por exemplo.

E aqui vale o que estiver ao seu alcance, como, por exemplo, vender docinhos para as amigas do trabalho no horário do almoço ou dar uma mão na faxina na casa de uma conhecida. Você também pode investir que é uma maneira de conseguir uma fonte de renda extra.

Consulte opções de financiamento

A partir de todos estes ajustes você pode consultar opções de financiamento especialmente elaborados para você. E atualmente o que não faltam são alternativas de financiamentos que visam atender as mais diferentes classes sociais e as suas necessidades em especial.

O programa Minha Casa Minha Vida que vem gradativamente sendo substituído pelo programa Casa Verde Amarela tem o objetivo de especialmente favorecer a aquisição da casa própria a pessoas de baixa renda.

Gostou de saber mais sobre como sair do aluguel? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

 

 

Publicado dia 02/03/2021
31/01/2024

Quais os principais documentos para iniciar uma obra de construção civil? Confira agora!

Realizar uma obra de construção civil é um processo que envolve não apenas a execução física, mas também uma série de trâmites burocráticos. Em geral, há um padrão de documentos exigidos, mas dependendo da região em que a obra é […]

26/09/2023

5 tendências da construção civil para o ano de 2024

A indústria da construção civil vem passando por um período de evolução notável, impulsionada pelo desejo contínuo de aprimorar processos de edificação e implementar inovações na construção civil que atendam significativamente obras e reformas.  Cada ano traz consigo novas perspectivas […]

05/09/2023

Oportunidade de investimento imobiliário: conheça o Primordiale

O Primordiale é o novo formato de condomínio fechado em Lucas do Rio Verde/MT. O empreendimento foi incorporado e está sendo executado pela Construtora Yanagawa. Ele conta com infraestrutura completa que proporciona lazer, segurança, conforto e sofisticação na medida certa.  […]

FALE COM A GENTE

Somos uma construtora e incorporadora, nascida em Cuiabá no ano de 2010, com o propósito de atender demandas de obras comerciais, industriais e institucionais. Nosso objetivo é projetar e construir com alto profissionalismo e competência.