Comprar imóvel novo ou usado?

Comprar um imóvel é um momento e tanto para qualquer um de nós. Quanto a isso, não há dúvida alguma. O que muitos clientes acabam se perguntando diz respeito a comprar imóvel novo ou usado. Qual a melhor opção? E por que? Você saberia dizer?

Para responder a essa pergunta se faz necessário que tenhamos em mente alguns fatores importantes e ponderemos sobre algumas coisas.

Assim sendo, para responder a essa questão se faz necessário analisar e ponderar vários aspectos que se diferenciam entre uma opção e outra, sobretudo, para evitar arrependimentos no futuro com a relação a compra.

Para a ajudar você a responder a pergunta: “comprar imóvel novo ou usado?”, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco!

Comprar imóvel novo ou usado?

O que você precisa considerar?

Se você está se sentido mais propenso a compra de um imóvel usado, tenha em mente a idade do imóvel, e isso vale tanto para uma casa, quanto para um apartamento. Por quê? Certamente essa deve ser a sua pergunta nesse momento.

Casas e apartamentos com dez anos e com trinta anos apresentam diferenças substanciais e podem demandar de reformas e adaptações para o atendimento dos moradores.

Um exemplo é quanto ao isolamento da residência e igualmente seu sistema elétrico. Todos aspectos que, devido ao transcurso do tempo, podem demandar reformas e custos adicionais de manutenção.

No caso do imóvel novo, quando na planta, podem haver diferenças significativas entre o projeto apresentado e a planta em si. Ou seja, você não compra o imóvel que vê, o que pode ser um risco e tanto.

Condições de pagamento

As condições de pagamento também podem acabar pesando na hora de escolher entre um imóvel novo e usado. Muitas pessoas acabam recorrendo aos financiamentos para a compra da casa própria e nesse sentido, as instituições financeiras realizam uma avaliação do comprador, da construtora (no caso de imóveis na planta, por exemplo) e o próprio imóvel é avaliado.

Dessa maneira, na avaliação do banco, os imóveis novos acabam tendo uma grande vantagem em relação aos imóveis usados, o que pode acabar direcionando uma gama de clientes especialmente para eles, visto que os imóveis usados não conseguirão ser aprovados muitas vezes.

Custo-benefício

Se você está buscando um imóvel mais em conta, os imóveis usados são mais em conta, isso é fato. Os imóveis novos são significativamente mais caros.

Todavia, vale mensurar o custo benefício da compra. Normalmente os imóveis novos, embora sejam aparentemente mais caros, apresentam melhor custo-benefício e isso está diretamente relacionado com o que vimos inicialmente. Por exemplo, imóveis novos não demandarão de custos com reformas e adaptações que podem ser necessárias nos imóveis usados.

Imóveis usados custam menos, mas lembre-se de colocar na ponta do lápis e no papel o gasto que você vai ter para reformar e deixar o imóvel de fato do jeito que você quer.

Outras questões importantes

Além destes fatores que você deve considerar, pondere também acerca do bairro e igualmente da infraestrutura do mesmo no qual o imóvel pretendido está localizado. Tudo isso acaba sendo tão importante quanto a escolher um imóvel novo ou usado.

Comprar um imóvel é uma decisão mais do que extremamente importante e por isso deve envolver uma avaliação criteriosa feita com base em diferentes aspectos e fatores.

Um imóvel novo possibilita que o cliente escolha entre os mais diferentes modelos na planta e tenha o imóvel exatamente da maneira como quiser. Você pode escolher o andar onde morar (no caso de apartamento) e igualmente pode personalizar o seu imóvel como quiser. Em contrapartida, pode ter que esperar um bom tempo até que a mudança seja feita, acabará pagando mais caro e pode sofrer com atrasos na obra.

Isso sem mencionarmos que você pode acabar não recebendo exatamente o que adquiriu. No caso dos imóveis usados, você paga um pouco menos no momento da compra, mas o imóvel pode demandar de reformas para que atenda inteiramente as suas necessidades. Embora você possa mais rapidamente se mudar, não acabam sendo imóveis facilmente aprovados em financiamentos imobiliários.

Gostou de saber mais sobre comprar imóvel novo ou usado? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

 

Publicado dia 09/04/2021
31/01/2024

Quais os principais documentos para iniciar uma obra de construção civil? Confira agora!

Realizar uma obra de construção civil é um processo que envolve não apenas a execução física, mas também uma série de trâmites burocráticos. Em geral, há um padrão de documentos exigidos, mas dependendo da região em que a obra é […]

26/09/2023

5 tendências da construção civil para o ano de 2024

A indústria da construção civil vem passando por um período de evolução notável, impulsionada pelo desejo contínuo de aprimorar processos de edificação e implementar inovações na construção civil que atendam significativamente obras e reformas.  Cada ano traz consigo novas perspectivas […]

05/09/2023

Oportunidade de investimento imobiliário: conheça o Primordiale

O Primordiale é o novo formato de condomínio fechado em Lucas do Rio Verde/MT. O empreendimento foi incorporado e está sendo executado pela Construtora Yanagawa. Ele conta com infraestrutura completa que proporciona lazer, segurança, conforto e sofisticação na medida certa.  […]

FALE COM A GENTE

Somos uma construtora e incorporadora, nascida em Cuiabá no ano de 2010, com o propósito de atender demandas de obras comerciais, industriais e institucionais. Nosso objetivo é projetar e construir com alto profissionalismo e competência.