Condomínio fechado: 5 vantagens

Viver em um condomínio fechado ainda pode ser uma novidade para você. Contudo, esse tipo de construção é mais antigo do que você pensa.

Para ajudar você a entender mais sobre as vantagens de morar em um condomínio fechado, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!

Conceito mais antigo do que você pensa

Um condomínio fechado é um complexo residencial geralmente cercado por uma parede. Essas áreas residenciais isoladas são encontradas em todo o mundo. Existem em Buenos Aires à África do Sul, Flórida, Israel e Londres. Em alguns casos, eles são até monitorados.

Contudo, ao contrário do que você pensa, condomínio fechado não é uma invenção moderna.

Os pesquisadores descobriram que o conceito de comunidades fechadas na China existia há mais de 1.000 anos durante a dinastia Sui. A ordem hierárquica e a etiqueta feudal tiveram que ser preservadas pela demarcação espacial da família real e de seus cortesãos.

Por que esse conceito surgiu?

O propósito das comunidades fechadas permaneceu essencialmente o mesmo: elas separam seus moradores do mundo circundante.

Áreas residenciais cercadas são frequentemente usadas em países pobres. Isso porque, há grande desigualdade social e um alto potencial de violência – e, assim, tornam o contraste entre ricos e pobres ainda mais óbvio do que já é.

No entanto, comunidades fechadas também são particularmente populares em países industrializados, como os Estados Unidos.

Lá, as áreas residenciais delimitadas são frequentemente localizadas nos subúrbios e habitadas pela classe média rica. Mas o que seus habitantes realmente apreciam atrás de portas fechadas?

Vamos ver juntos quais são as vantagens de morar em um condomínio fechado.

5 vantagens de morar em um condomínio fechado

1. Vivendo em paz o tempo todo

Morar em uma residência em um condomínio fechado é sinônimo de segurança. Normalmente, esses tipos de propriedades têm uma administração responsável pelas questões de co-propriedade e, entre elas, uma das mais valorizadas pelos proprietários é a vigilância.

Está provado que eles estão menos expostos a riscos e não é apenas a prevenção de roubos, mas também que os sistemas de vigilância permanente podem notar deterioração por uso ou acidente de certas áreas do todo e repará-las em tempo hábil. Também permite detectar e controlar a presença de pragas.

2. Melhore sua qualidade de vida

De fato, um apartamento em um complexo residencial oferece espaços e áreas comuns que você dificilmente consegue em moradias independentes. Se você acrescentar a isso o fato de ter acesso a serviços de tecnologia, a vida será muito mais harmoniosa.

Normalmente, as áreas comuns são espaçosas e proporcionais ao tamanho do projeto, você pode encontrar áreas verdes e / ou recreativas para toda a sua família.

Em suma, atividades esportivas e sociais estão planejadas. E, na medida em que forem bem cuidadas, serão para residentes e convidados aproveitarem.

3. Ter bons vizinhos para poder compartilhar na comunidade

Ao morar em um apartamento ou casa em um condomínio fechado, você terá a oportunidade de viver em comunidade, de fazer novas amizades que compartilharão o mesmo estilo de vida que você gosta.

Isso gera responsabilidades importantes para todos, porque eles devem ter regras sociais com as quais se identificam e podem viver em harmonia.

4. Bom controle de despesas

Um condomínio fechado reduz as despesas. Isso porque, as áreas recreativas que você teria em casa, são divididos por todos. Assim, você não se preocupa com os gastos de um piscina ou churrasqueira, por exemplo.

Além disso, estacionamentos para visitantes, serviços com novas tecnologias de luz solar ou sistemas eficientes para uso de água e energia que permitirão economizar muito dinheiro e possíveis dores de cabeça.

 condomínio fechado

 

5. Valorização

De fato, um apartamento novo em um complexo residencial, geralmente tem uma localização muito boa, isso valoriza seu investimento acima de outras alternativas do mercado.

Hoje, as construtoras garantem projetos que, mais do que um imóvel, possibilitam um estilo de vida com muito conforto, além de morarem em um local privado dentro da cidade.

Dessa forma, se você está buscando todas essas vantagens, uma residência ou apartamento em um condomínio fechado é a melhor opção para você e sua família.

Gostou de saber mais sobre as vantagens de morar em um condomínio fechado? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

Publicado dia 05/02/2021
31/01/2024

Quais os principais documentos para iniciar uma obra de construção civil? Confira agora!

Realizar uma obra de construção civil é um processo que envolve não apenas a execução física, mas também uma série de trâmites burocráticos. Em geral, há um padrão de documentos exigidos, mas dependendo da região em que a obra é […]

26/09/2023

5 tendências da construção civil para o ano de 2024

A indústria da construção civil vem passando por um período de evolução notável, impulsionada pelo desejo contínuo de aprimorar processos de edificação e implementar inovações na construção civil que atendam significativamente obras e reformas.  Cada ano traz consigo novas perspectivas […]

05/09/2023

Oportunidade de investimento imobiliário: conheça o Primordiale

O Primordiale é o novo formato de condomínio fechado em Lucas do Rio Verde/MT. O empreendimento foi incorporado e está sendo executado pela Construtora Yanagawa. Ele conta com infraestrutura completa que proporciona lazer, segurança, conforto e sofisticação na medida certa.  […]

FALE COM A GENTE

Somos uma construtora e incorporadora, nascida em Cuiabá no ano de 2010, com o propósito de atender demandas de obras comerciais, industriais e institucionais. Nosso objetivo é projetar e construir com alto profissionalismo e competência.