Conheça as fases de uma obra

Depois de um período de recesso na área da Construção Civil no Brasil, vivemos um momento de expansão. Segundo dados do IBGE, após 20 trimestres sofrendo queda, houve um crescimento de 2% no setor no primeiro semestre de 2019.

Com o reaquecimento do mercado, mais pessoas voltam a sonhar com a casa própria ou a investir em empreendimentos. E se você se encaixa nesse perfil, é fundamental que conheça as etapas de uma obra. Assim, fica mais fácil planejar os gastos, acompanhar o seu andamento (para saber se está dentro do cronograma), e até evitar a ansiedade de ver logo a construção concluída.

Vamos conhecer quais são?

  1. Serviços preliminares

Nessa parte da obra podemos colocar tudo o que é necessário para que ela seja colocada em prática. Nela, equipes de arquitetos e engenheiros contratados pelo cliente vão definir o anteprojeto, que deve apresentar uma planta baixa, uma planta humanizada e umas imagens em 3D da casa e de alguns ambientes internos.

O projeto em si, deve ser realizado após a aprovação desse primeiro esboço. É legal aqui, visitar alguns escritórios especializados no estilo que você procura para o seu empreendimento e fazer diferentes orçamentos.

Depois de aprovado o anteprojeto é feito o projeto de arquitetura legal, aquele que deve estar de acordo com as normas do município para que seja aprovado pela prefeitura. A partir dele é que serão definidos os próximos passos e materiais necessários, ou seja, elaboração do orçamento da obra. Nesta etapa, é importante ser realista, levando em consideração os custos de cada etapa e disponibilidade de dinheiro a ser gasto. Assim fica mais fácil fazer um planejamento assertivo.

  1. Infraestrutura e superestrutura

Orçamento feito, planejamento em mãos. Chegou a hora de ver tudo saindo do papel e indo para a fase de execução. É nessa fase que a construção começa. Prepare-se. Vai ter barulho de terreno sendo limpo, de caminhões entrando e saindo da obra, de fundação sendo construída – que é determinada pelo tipo de solo e edificação.

Depois de concluída a infraestrutura vem a parte da superestrutura, que são as armações que ficam acima da terra como pilares, vigas, lajes e contrapiso.

  1. Alvenaria e Cobertura

Alvenaria é o conjunto de tijolos, blocos ou peças sobrepostas e coladas por uma argamassa. Ela pode ser de dois tipos, alvenaria estrutural ou de vedação, a escolha do tipo dependerá do seu projeto.

É nesta parte que vemos os desenhos do papel tomarem forma: paredes são erguidas e a cobertura é feita (forro, depois telhado – que se divide em duas partes: primeiro o engradamento e depois as telhas).

  1. Instalações hidrossanitárias e elétricas

As primeiras instalações da obra devem ser as hidrossanitárias: instalação de água fria, de esgoto, de água quente e se houver, instalação de água de reuso. Sim, aqui você vai ver algumas paredes sendo quebradas para a passagem dos tubos, registros e conexões. Importante: nesta fase é possível testar as passagens de água antes de serem cobertas, para corrigir possíveis erros e garantir que não haverá infiltrações e problemas que possam atrapalhar o andamento da obra.

Depois vem as instalações elétricas: eletrodutos, cabos, fios, interruptores, tomadas… tudo isso é colocado nesta fase da obra. Lembre-se, nesta etapa você pode conversar com o responsável para ver quanto as posições das tomadas e interruptores, saídas para telefone, tv e cabo de internet.

  1. Revestimentos

Após as instalações, é chegado o momento das paredes receberem o revestimento. Primeiro é feito o chapisco, depois o emboço e aí que vem o reboco. Somente depois disso é que a parede estará pronta para receber pinturas, azulejos, pastilhas e outros tipos de revestimento.

  1. Esquadrias

Para finalizar os fechamentos dos vãos da construção, a obra passa pela implementação de esquadrias, com a instalação de portas e janelas, assegurando a proteção do ambiente, a entrada de luz natural e por vezes, sendo parte de decoração de fachadas.

  1. Pintura e Acabamentos

Provavelmente, quando a obra chegar na parte de pintura você já vai estar respirando quase que aliviado. Sim, quando chegar nesta parte, pense que está quase acabando. Com a paleta de cores definida, seu projeto estará ficando com a sua cara.

 

É aqui que as cerâmicas e soleiras serão colocadas, massa corrida será passada na parede, para depois receber a pintura definitiva. Digamos que é a parte mais bonita de todas.

Porém cuidado: evite gastos desnecessários. Os acabamentos costumam ser a parte mais cara na execução de um projeto (aí entram também as louças, metais, bancadas, armários planejados, e outros itens).

  1. Área Externa

Por fim, a área externa. Nesta etapa há o plantio de gramas, jardim e tudo que envolve o paisagismo. Chegar aqui é saber que está tudo pronto, inclusive com a obra já limpa, sem as sujeiras que fazem parte da sua execução.

  1. Vistoria

Só então é que vem a parte da vistoria final. Verifique se está tudo conforme o combinado – mesmo que tenha acompanhado cada fase da obra. Se preciso, tenha em mãos um checklist.

Uma dica, antes de tudo: esteja preparado para enfrentar cada uma dessas fases, que podem variar um pouco de uma obra para outra, com energia, disposição e planejamento financeiro.  E lembre-se de escolher uma construtora com boas referências no mercado – se estiver com dúvidas para decidir, não deixe de ler o nosso post sobre como escolher uma construtora para o seu projeto, –  e mãos à obra.

Esperamos que tenha gostado de saber um pouco mais sobre as fases de construção de uma obra. Não se esqueça de deixar a sua sugestão de tema nos comentários abaixo.

Publicado dia 19/11/2019
14/02/2024

Argamassa autonivelante para pisos: garanta eficiência na construção!

Em nossa constante busca por aprimorar cada detalhe em nossas obras, na Construtora Yanagawa compreendemos que a escolha dos materiais desempenha um papel fundamental na qualidade final de qualquer projeto de reforma ou construção.  Dentre os materiais inovadores que utilizamos, […]

08/12/2023

Obras de tirar o fôlego: confira o portfólio de obras da Construtora Yanagawa!

Desde a sua fundação em 2010, na capital do Mato Grosso, a construtora Yanagawa tem sido uma construtora e incorporadora comprometida em atender às demandas de obras comerciais, industriais e institucionais.  Com uma equipe especializada e dedicada, o foco da […]

14/07/2023

Conheça as vantagens do uso de concreto de alta resistência em suas obras!

Durante o planejamento da sua obra, é esperado que você invista nos melhores materiais possíveis para garantir o sucesso do projeto. Diante disso, o concreto de alta resistência surge como uma ótima opção para construções que precisam alcançar um nível […]

FALE COM A GENTE

Somos uma construtora e incorporadora, nascida em Cuiabá no ano de 2010, com o propósito de atender demandas de obras comerciais, industriais e institucionais. Nosso objetivo é projetar e construir com alto profissionalismo e competência.