Apesar de parecer uma parte simples, tratar de contratos pode realmente ser uma parte estressante entre as tarefas da construção civil. Felizmente, houve o surgimento do contrato Turn Key que chegou para simplificar todo o processo.
Para ajudar você a entender mais sobre o contrato Turn Key, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!
O que é o contrato Turn Key?
Em palavras simples, Turn Key pode ser traduzido para “Entrega de chave”. Ou seja, como a própria expressão determina, esse é um tipo de contrato onde um fornecedor é escolhido para realizar todo o trabalho, desde o projeto até a entrega da obra finalizada.
De fato, cada vez mais fornecedores estão envolvidos durante o processo de obra. Contudo, isso pode ser muito difícil de gerenciar e ainda, possui diversas desvantagens:
- Qualidade de serviço diferente entre os fornecedores
- Pode haver atrasos que influenciam na data de entrega da obra
- Acabamentos diferentes
Como você pode ver acima, trabalhar com diferentes parceiros pode não ser o ideal e ainda, encarecer a obra.
Felizmente, o contrato Turn Key surgiu para acabar com todos esses inconvenientes, visto que, não é mais necessário gerenciar diferentes fornecedores.
Como o contrato Turn Key funciona na prática?
Tornar o processo de construção rápido e barato é o principal objetivo do contrato Turn Key.
O seu funcionamento é muito simples. Como você já deve ter entendido, apenas um fornecedor fará a obra. Dessa forma, não são múltiplas empresas que são contratadas para fazer diferentes etapas da construção, apenas uma.
Contudo, existem dois tipos de contrato Turn Key que precisam ser destacados:
EPC
Em suma, essa sigla traduzida significa “Engenharia, Compra e Construção”. Como já é de se esperar, esse tipo de contrato significa exatamente isso.
Em outras palavras, nesse tipo de contrato, uma empresa vai preparar o projeto, fazer a aquisição dos materiais e executar a obra.
Ou seja, a empresa escolhida precisa contar com um time de profissionais experientes, que vão desde a engenheiros e arquitetos até os mais diversos profissionais necessários em cada etapa da obra.
EPCM
Esse tipo de contrato não é muito diferente. Seu significado em português é: “Engenharia, Compra e Gestão da Construção”. Como você pode ver, a palavra gestão está incluída nesse caso.
Mas o que isso significa? Que a empresa contratada cuidará do projeto e aquisição dos materiais necessários. Contudo, não irá executar a obra, mas sim, cuidar dos profissionais que farão isso!
Agora que já vimos os tipos de contrato Turn Key, vamos ver com mais detalhes quais são as vantagens que você poderá usufruir ao usar essa modalidade de construção.
4 vantagens do contrato Turn Key
1. Tempo menor de obra
Não podíamos deixar de mencionar o tempo de obra menor como primeira vantagem. De fato, quando apenas a empresa contratada cuida de todas as etapas da obra, todo o processo se torna mais eficaz.
Isso pode ser explicado pois há um planejamento por trás de cada etapa. Dessa forma, diferentes equipes podem trabalhar junto e assim, diminuir o tempo geral da finalização da obra.
2. Simplificação logística
Como há apenas um contrato, a gestão das equipes se torna muito mais simples. Isso porque, quando necessário, você precisa falar apenas com um fornecedor e não com vários.
De fato, quanto mais profissionais você tiver para gerenciar, mais difícil se tornará a logística de toda a obra.
3. Menor custo de oportunidade
Quando há diversas empresas trabalhando em uma obra, é realmente difícil acompanhar de perto o trabalho de cada uma. Dessa forma, será muito complicado entender se o projeto inicial está realmente sendo executado da forma como deveria ser.
Quando há apenas uma empresa trabalhando, o acompanhamento se torna simples e rápido.
4. Integração de soluções
Depois que a obra for concluída, o cliente pode manter o contato com a construtora por causa da garantia. Contudo, não apenas isso.
É possível adicionar serviços da mesma, como por exemplo, a manutenção predial, que também é fundamental.
Gostou de saber mais sobre o contrato Turn Key? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!