Energia solar: tudo o que você precisa saber!

A energia solar em imóveis e empresas tem sido algo em expansão em nosso país. Isso se dá sobretudo pela alta insolação a qual estamos expostos em todo o território nacional. Aliás, insolação essa que coloca o país em trigésimo lugar na lista dos 195 países capazes de gerar um Gw de fonte de energia solar.

A implantação da energia solar em imóveis e empresas tem se mostrado uma opção atrativa e lucrativa com potencial de crescimento no setor imobiliário do país.

A energia solar consiste em uma energia limpa, renovável e sem risco de esgotamento, ou melhor, de desabastecimento. Além disso, a energia solar causa baixíssimos impactos sobre o meio ambiente. Todas essas características tem fomentado o interesse dos consumidores a esse tipo de energia, o sistema fotovoltaico, ou SFV.

O interesse dos consumidores tem resultado dessa maneira em um grande apelo comercial aos empreendedores desse setor para a inclusão dessa tecnologia sobretudo nos imóveis populares, o que gradativamente vem ocorrendo.

Energia solar: dados do segmento de energia fotovoltaica

Os constantes reajustes os quais o sistema de energia elétrica tem sofrido e igualmente a crise do sistema, somado ao grande potencial de fornecimento do sistema de energia solar tem mostrado que o segmento vem crescendo de maneira substancial em todo o país.

Em outras palavras, as falhas do sistema de energia elétrica, por assim dizer, e igualmente a capacidade de expansão dos sistemas de energia solar tem contribuindo para o sucesso na exploração dessa fonte de energia.

Segundo dados divulgados, o sistema de energia solar apresentou crescimento de trezentos por cento a partir de 2014. Além disso, o país tem capacidade de produção de um gigawatt Gw de potência instalada. Há, de acordo com os últimos dados levantados, vinte mil oitocentos e noventa e sete equipamentos fotovoltaicos instalados em todo o país.

Relações com o consumidor atual

O consumidor atual não é mais o mesmo de dez anos atrás. O consumidor hoje está muito mais bem informado do que qualquer outra geração consumidora e vem buscando cada vez mais qualidade nos serviços contratados. Um ponto aliás é quanto a sustentabilidade e a satisfação do cliente que agora ganhou vez. O cliente brasileiro hoje valoriza opções sustentáveis inclusive nos investimentos imobiliários.

Aliás, vale um destaque interessante. O cliente brasileiro está disposto a pagar mais por produtos que se provem realmente de consumo consciente na construção civil e que lhe tragam benefícios e aqui entra o sistema de energia fotovoltaico.

Os sistema de energia fotovoltaicos trazem os mais diversos benefícios, por exemplo, os painéis solares para a geração de energia refletem na redução do consumo de energia elétrica e traz menos impactos ao meio ambiente.

A sustentabilidade e nesse caso a energia solar ganha um ponto de destaque no setor imobiliário, sendo um diferencial competitivo bem interessante. A energia solar em imóveis populares consiste em um forte mercado que tem grande potencial de crescimento.

Mercado imobiliário já absorve as mudanças

Como não poderia ser diferente, visto o apelo comercial tão grande dado ao assunto sustentabilidade e igualmente a utilização dos sistemas de energia solar, o setor imobiliário já tem se movimentado para o atendimento a essa demanda.

Em 2017, houve a ampliação do crédito para a aquisição de imóveis e a ampliação de financiamentos com baixa taxa de juros e isso tem fomentado a aquisição de imóveis desde então o que atrelado ao cliente buscando alternativas sustentáveis tem colocado as energias fotovoltaicas em posição privilegiada.

Como o cenário para o setor imobiliário continua sendo positivo, os ares para a construção civil se mostram animadores desde que saiba aproveitar esse nicho que está em expansão.

O sistema de energia fotovoltaica já não é algo para o futuro, é algo para o agora, para o presente, é uma tendência. Aproveitar um recurso que nos é dado, de maneira natural, acaba sendo algo extremamente vantajoso para as construtoras e igualmente para os consumidores.

Desde a criação do sistema de compensação de energia através da Resolução 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) o sistema de energia fotovoltaico está regulamentado e traz para o consumidor uma série de vantagens.

Vale destacar que somente recentemente houve iniciativas públicas para incentivar a implantação das energias fotovoltaicas em empreendimentos populares.

Gostou de saber mais sobre a energia solar? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

Publicado dia 01/04/2021
31/01/2024

Quais os principais documentos para iniciar uma obra de construção civil? Confira agora!

Realizar uma obra de construção civil é um processo que envolve não apenas a execução física, mas também uma série de trâmites burocráticos. Em geral, há um padrão de documentos exigidos, mas dependendo da região em que a obra é […]

26/09/2023

5 tendências da construção civil para o ano de 2024

A indústria da construção civil vem passando por um período de evolução notável, impulsionada pelo desejo contínuo de aprimorar processos de edificação e implementar inovações na construção civil que atendam significativamente obras e reformas.  Cada ano traz consigo novas perspectivas […]

05/09/2023

Oportunidade de investimento imobiliário: conheça o Primordiale

O Primordiale é o novo formato de condomínio fechado em Lucas do Rio Verde/MT. O empreendimento foi incorporado e está sendo executado pela Construtora Yanagawa. Ele conta com infraestrutura completa que proporciona lazer, segurança, conforto e sofisticação na medida certa.  […]

FALE COM A GENTE

Somos uma construtora e incorporadora, nascida em Cuiabá no ano de 2010, com o propósito de atender demandas de obras comerciais, industriais e institucionais. Nosso objetivo é projetar e construir com alto profissionalismo e competência.