Importância do planejamento de obras

Quando falamos sobre a importância do planejamento de obras estamos falando também de economia e não apenas de tempo, mas também de recursos financeiros.

Vamos imaginar a seguinte situação, você tem uma apresentação para fazer sobre as métricas de desenvolvimento da empresa para os próximos anos. Você precisa minimamente de planejamento estratégico para conseguir reunir os pontos mais importantes para que a sua apresentação não se transforme em algo extremamente massante e cansativo. Ou ainda pior, algo vago e incompleto.

Na verdade, o planejamento é algo que se faz importante em qualquer área e pode permitir que nos preparemos adequadamente para lidar com situações inesperadas bem como façamos a gestão dos recursos disponíveis da melhor maneira possível. Sejam estes recursos humanos ou não.

Quando aplicado ao canteiro de obras não é diferente e a importância do planejamento acaba sendo fundamental. Com o planejamento a obra se inicia com o pé direito e isso afeta sistematicamente os resultados obtidos.

Diferente do que imaginam quando falamos sobre planejamento e a importância do planejamento de obras, o mesmo é mais que simplesmente prever datas para a entrega de um projeto. O planejamento de uma obra consiste em uma atividade complexa que envolve todos os aspectos da obra, desde a mão de obra até a gestão dos suprimentos que serão utilizados de fato no canteiro.

Considerar cada um destes aspectos é o que fará com que nada ocorra de modo a surpreender os responsáveis pela obra e acabar prejudicando o planejamento estratégico previamente estabelecido.

Importância do planejamento de obras: há muitos benefícios

Quando se investe no planejamento de obras há inúmeros benefícios para todos os envolvidos e sobretudo para o cliente final. Por meio de um bom planejamento é possível evitar, por exemplo, o atraso das obras e consequentemente a entrega para o cliente. Como?

Com bons planejadores, arquitetos e engenheiros é possível identificar os mais corriqueiros imprevistos que podem ocorrer no canteiro de obras. Infelizmente ainda não é possível evitá-los totalmente, mas seus efeitos podem ser atenuados com a adoção de algumas medidas.

Quando essas medidas constam no planejamento estratégico da obra nada acaba se alterando quando um imprevisto ocorre e é possível dessa maneira cumprir com o cronograma previsto.

O cronograma de caráter financeiro atrelado ao planejamento da obra permite que se faça um acompanhamento praticamente em tempo real, e sobretudo hábil dos recursos e do andamento da obra. O que garante novamente vantagens para o cliente, visto que o orçamento será respeitado em cada fase.

A partir do cronograma financeiro que advém do planejamento é possível otimizar os recursos e limitar os gastos no canteiro de obras.

E não para por ai

O planejamento de obras também se torna extremamente importante se analisarmos a variação que a disponibilidade de mão de obra pode sofrer em determinadas localidades em fase do período e isso precisa ser de conhecimento da empresa responsável pela obra.

Sintetizando o conceito e a sua importância, a importância do planejamento de obras assegura que seja possível cumprir aquilo para o qual se foi programou. E nesse planejamento se utilize os recursos humanos e financeiros estimados, dentro do tempo esperado para tal.

O planejamento, por exemplo, elimina erros na execução da obra e com isso o retrabalho é igualmente eliminado. Economiza-se matéria prima e também mão de obra.

A partir do planejamento ninguém é pego de surpresa e a gestão de eventuais problemas é feita de maneira fluída.

Atenção aos erros de planejamento

O planejamento de obras é fundamental e traz inúmeros benefícios como vimos até aqui. Mas para isso ele precisa ser eficiente. Nesse sentido há diversas maneiras que podem favorecer a elaboração eficiente e otimizada do seu planejamento, garantindo que tudo saia exatamente como planejado.

Além das ferramentas que estão disponíveis e que podem ser utilizadas para garantir um melhor planejamento estratégico no campo de obras, é imprescindível que toda a equipe fale a mesma língua, como costumam dizer.

O que isso significa, que tanto a equipe do escritório quanto a equipe responsável pela mão de obra devem estar alinhados para o cumprimento do planejamento através dos mecanismos determinados.

Caso haja uma dissonância nesse caminho o planejamento pode até ser eficiente em partes, mas deixará a desejar em muitos outros quesitos.

Confira algumas páginas

Arquivos Obras IndustriaisConstrutora Yanagawa

Publicado dia 25/06/2021
31/01/2024

Quais os principais documentos para iniciar uma obra de construção civil? Confira agora!

Realizar uma obra de construção civil é um processo que envolve não apenas a execução física, mas também uma série de trâmites burocráticos. Em geral, há um padrão de documentos exigidos, mas dependendo da região em que a obra é […]

26/09/2023

5 tendências da construção civil para o ano de 2024

A indústria da construção civil vem passando por um período de evolução notável, impulsionada pelo desejo contínuo de aprimorar processos de edificação e implementar inovações na construção civil que atendam significativamente obras e reformas.  Cada ano traz consigo novas perspectivas […]

05/09/2023

Oportunidade de investimento imobiliário: conheça o Primordiale

O Primordiale é o novo formato de condomínio fechado em Lucas do Rio Verde/MT. O empreendimento foi incorporado e está sendo executado pela Construtora Yanagawa. Ele conta com infraestrutura completa que proporciona lazer, segurança, conforto e sofisticação na medida certa.  […]

FALE COM A GENTE

Somos uma construtora e incorporadora, nascida em Cuiabá no ano de 2010, com o propósito de atender demandas de obras comerciais, industriais e institucionais. Nosso objetivo é projetar e construir com alto profissionalismo e competência.