Vamos conversar um pouco sobre o conceito de Lean Construction? O conceito consiste em nada mais nada menos do que o emprego da mentalidade enxuta. Ou melhor, em tradução literal, construção enxuta e não se preocupe que vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o conceito e sua importância.
A tendência é mundial, mas o termo é recente cunhado por volta da década de 1980. Lean Construction é um termo em inglês que designa a construção enxuta que vem causando impactos positivos na construção civil.
Dentro da premissa do Lean Construction está o de agir com base na ideia de sustentabilidade. Focando na economia de matéria-prima, evitando o desperdício do campo de obras, o desperdício de mão de obra e também de tempo.
A partir das medidas preconizadas pela Lean Construction aumentamos consideravelmente a produtividade e a eficiência das entregas. Aumentando a produtividade, melhora-se a qualidade das entregas e igualmente gera-se uma rotina de eficiência em todo o canteiro de obras.
A aplicação do Lean envolve o pensamento clean que preconiza desde a gestão no campo de obras até mesmo as ferramentas utilizadas para otimização de todos os processos.
Quando pensamos expressamente no pensamento enxuto aplicado a construção civil outros conceitos também acabam correlacionados. Um caso é o conceito de Gestão da Qualidade Total ou Total Quality Management e Just Time.
Aqui o objetivo é aumentar a performance dos projetos relativos à área de construção civil e igualmente evitar ou reduzir de maneira substancial o quanto for praticável os desperdícios no ambiente de obras.
Lean Construction x construção tradicional
A principal diferença entre uma e outra acaba sendo conceitual e igualmente de abordagem. Por exemplo, no caso da construção tradicional que estamos familiarizados, os processos estão divididos em subprocessos.
Ou melhor, as atividades a serem realizadas são divididas em subprocessos. No caso do Lean Construction as atividades estão divididas apenas em processos que agregam valor ao produto final e atividades que não agregam.
Nesse sentido as ações que não agregam valor ao projeto devem ser descartadas e todos os esforços devem ser direcionados as ações que agregam.
A eliminação de processos que não agregam valor visam reduzir esperas na construção, minimizar desperdícios e também o fluxo desnecessário de materiais. Em outras palavras, visa a máxima otimização dos recursos disponíveis em todos os sentidos.
Desperdícios podem estar relacionados a várias frentes que acabam atacadas, por assim dizer, pela Lean Construction. Por exemplo, falhas e defeitos de manejo, compra em excesso, processamento inadequado, estoque parado, falta de habilidade dos profissionais envolvidos, ações desnecessárias relativas ao transporte e tempo de espera.
As principais premissas do Lean Construction
Até aqui você deve ter tido uma ideia geral do que vem a ser o conceito de Lean Construction, na prática, não é mesmo? Vamos ver uma síntese dos seus principais pontos?
Eliminar o que não agrega
Tudo o que possa concentrar esforços que não agregam valor para o produto final e que possa comprometê-lo de alguma forma e/ou em algum nível deve ser eliminado.
Como estamos falando do conceito de construção enxuta tudo o que é desnecessário deve ser cortado para que todos os colaboradores se concentrem apenas no essencial. Lean Construction tem como objetivo a otimização de todos os processos.
Para isso faça uma clara análise do canteiro de obras e analise a rotina da obra de modo a perceber como está organizado o fluxo de trabalho e como pode melhorá-lo de maneira efetiva.
Agregar valor à construção
Esse consiste em outro dos principais pontos do conceito de Lean Construction.
Está diretamente relacionado com a relação cliente e construtora, ou seja, o que o cliente espera da construtora, quais são suas expectativas. Dentro de suas expectativas, de que forma é possível ir um pouco além e agregar ainda mais valor a construção?
Uma dica especial aqui é o real conhecimento do seu público alvo. Não apenas questões relacionadas a classe social ou idade, mas conhecê-lo efetivamente. A partir do momento que você conhece o seu público alvo, para quem o seu produto se destina especialmente é possível se adiantar e superar as suas expectativas proporcionando experiências únicas.
Na prática, podemos exprimir como as pesquisas de mercado tanto antes, durante, quanto depois da entrega das chaves, dentre outras ações que tem o intuito exclusivo de conhecer o seu público.
Gostou de saber mais sobre a Lean Construction? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!