Mitos e verdades sobre compra de imóveis

A compra de um imóvel pode acarretar uma série de dúvidas, não é mesmo? E nesse cenário pode abrir igualmente um precedente para a disseminação de muitas inverdades sobre o assunto. Pensando em ajudar quem está vivenciando esse momento, resolvemos trazer os mitos e verdades sobre compra de imóveis que visam elucidar as principais questões sobre o assunto.

É claro que o momento de compra do imóvel, da casa própria, é o momento da realização de um sonho que muitas vezes se esperou uma vida toda. E justamente por conta disso, estamos relativamente vulneráveis a concepções que nem sempre são verdadeiras sobre o assunto. Vamos ver alguns dos principais mitos e verdades sobre compra de imóveis?

Com toda certeza após essa discussão o processo se tornará muito mais fácil para você.

Mitos e verdades sobre compra de imóveis

Não é possível financiar cem por cento do imóvel

Mito! Essa é uma das principais questões quando falamos sobre a compra de imóveis. Isso porque as principais instituições financeiras que conhecemos e que são igualmente reconhecidas no segmento não financiam de fato cem por cento do imóvel.

Dentre as grandes instituições financeiras, a Caixa Econômica Federal promete o financiamento de até noventa por cento do valor do imóvel.

Todavia, o acesso a tais condições depende exclusivamente do perfil do proponente ao financiamento. O que pode resultar em uma taxa de financiamento do imóvel menor do que noventa por cento.

Entretanto, algumas instituições financeiras trabalham com condições de pagamento na qual realizam o financiamento de cem por cento do imóvel. Então essa fala sobre o financiamento de imóveis é um mito.

Precisa ter o nome limpo

Verdade! Esse não se trata de um mito, pelo contrário. Se você está buscando comprar um imóvel por meio de um financiamento ou de outro meio de acesso ao crédito se faz extremamente necessário que não hajam quaisquer tipos de restrição em seu CPF.

O famoso nome sujo vai impedir que você consiga ser aprovado em qualquer linha de crédito para a compra do imóvel. Mesmo havendo opções especialmente para negativados, quando falamos da compra de um bem com custo tão elevado se faz indispensável ter o nome limpo na praça.

Autônomo não consegue financiamento

Mito!! No Brasil, sobretudo pela crise de emprego ocasionada pela pandemia de Covid-19 estamos vivendo uma época sem precedentes no que diz respeito ao processo de empreendedorismo, ou de auto investimento. Há um número significativo de empresas ou de autônomos que estão empreendendo no seu próprio negócio.

Nesse sentido pode surgir uma dúvida acerca do financiamento. Mas ao contrário do que se imagina, autônomos podem sim conseguir financiar mesmo que não tenham registro em carteira. O que eles precisam apenas se faz um comprovante de renda no qual podem apresentar desde extratos bancários até mesmo o comprovante de Declaração do Imposto de Renda.

Posso usar o FGTS para pagamento das parcelas

Verdade!! Essa é uma questão muito comum que compradores de imóvel que possuem saldo em seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS, podem apresentar.

Se você possui saldo em suas contas do FGTS pode solicitar a utilização do mesmo para o pagamento das parcelas do financiamento ao qual você está se candidatando. Aliás, é possível usar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para reduzir em até oitenta por cento o valor das prestações do financiamento feito, isso por doze meses consecutivos. Para isso você precisa apenas fazer a solicitação.

Os juros do financiamento de um imóvel são os mais baixos do mercado

Verdade! Bom, podemos dizer que se trata de uma meia verdade, se isso for possível. A questão é que os juros praticados nos financiamentos habitacionais para a compra da casa própria são bem abaixo dos juros praticados pelas instituições para a concessão de crédito pessoal. Ou para o financiamento de veículos, por exemplo.

Mas então por que meia verdade? Apesar de ser juros baixos, se comparados com outros segmentos do mercado financeiro, se você não pesquisar no momento da compra, ou de solicitar o seu financiamento junto a instituição, pode acabar pagando mais do que a média do mercado.

Assim como acontece em outros cenários, há diferenças substanciais entre os valores cobrados por uma ou outra instituição sobre o mesmo serviço. No caso o financiamento.

Gostou de saber mais sobre os mitos e verdades sobre compra de imóveis? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

 

Publicado dia 10/05/2021
31/01/2024

Quais os principais documentos para iniciar uma obra de construção civil? Confira agora!

Realizar uma obra de construção civil é um processo que envolve não apenas a execução física, mas também uma série de trâmites burocráticos. Em geral, há um padrão de documentos exigidos, mas dependendo da região em que a obra é […]

26/09/2023

5 tendências da construção civil para o ano de 2024

A indústria da construção civil vem passando por um período de evolução notável, impulsionada pelo desejo contínuo de aprimorar processos de edificação e implementar inovações na construção civil que atendam significativamente obras e reformas.  Cada ano traz consigo novas perspectivas […]

05/09/2023

Oportunidade de investimento imobiliário: conheça o Primordiale

O Primordiale é o novo formato de condomínio fechado em Lucas do Rio Verde/MT. O empreendimento foi incorporado e está sendo executado pela Construtora Yanagawa. Ele conta com infraestrutura completa que proporciona lazer, segurança, conforto e sofisticação na medida certa.  […]

FALE COM A GENTE

Somos uma construtora e incorporadora, nascida em Cuiabá no ano de 2010, com o propósito de atender demandas de obras comerciais, industriais e institucionais. Nosso objetivo é projetar e construir com alto profissionalismo e competência.