Obra sem dor de cabeça construa com sucesso

Construir ou reformar um ambiente, uma casa, ou um edifício, é uma decisão importante para um empreendedor ou na vida de qualquer indivíduo. Um erro em uma obra com certeza vai impactar no bolso. Não é para menos que, quem já passou por uma experiência ruim, ao ouvir a palavra construção, pensa – “… lá vem dor de cabeça”.

Se a gente parar para pensar um pouco é fácil entender esse pensamento negativo. Quantas pessoas já não tiveram que procurar, no meio do caminho, outra pessoa para finalizar a obra que outro começou e não terminou? E quantas pessoas já contrataram uma mão de obra que não deixou um resultado satisfatório? Com certeza, você conhece alguém e também deve conhecer obras que ficaram por um tempo paradas, por falta de orçamento.

Felizmente, é possível realizar uma construção sem muitas dores de cabeça e sem se preocupar com os aspectos que mais tiram o sono de quem decide fazer uma obra: a) Prazos; c) Custos; c) Qualidade; d) Profissionalismo – desde que vcompreenda tudo o que está envolvido em cada um deles. No post anterior falamos sobre as fases de uma obra e porquê conhecê-las. Se você ainda não leu, clique aqui.

Prazos

Uma das primeiras informações quando estamos construindo que queremos saber é: qual o prazo para finalizar a obra? E na vontade de que seja algo que não demore muito, pode acontecer de você não receber um prazo real para a execução do projeto, caso o profissional contratado queira mais te agradar do que ser realista e te passar as informações corretas. Aí muitas indagações surgem na hora da construção… “será que a obra não poderia andar mais rápido?” – “Por que o cronograma não está sendo cumprido?”  – “Já gastei tanto que não sei mais se está valendo a pena tanto esforço…”

O que acontece é que, por falta de um prazo assertivo, apresentado lá no momento de definição do projeto, você começa a perder o sono.

 

Então, antes de colocar a mão na massa, pesquise bem sobre a empresa/profissional que vai te acompanhar e executar seu projeto. Converse com a equipe de arquitetura e de engenharia escolhidas. Fale o que você deseja fazer e deixe tudo bem definido.

Tenha um projeto. Ele é o documento necessário para que o seu sonho seja realizado de acordo com o que você quer. Não estamos falando aqui de planta, mas do projeto completo, que é a sua referência e a dos profissionais, para acompanhar cada etapa de construção e o cumprimento do prazo estabelecido.

Custos

Infelizmente, nem tudo o que sonhamos e desejamos para a obra é possível. E na maioria das vezes, algumas ideias são barradas por um simples critério, orçamento. Se isso acontecer ainda no projeto, não é preciso se preocupar. Porque haverá tempo para mudar de ideia, achar uma solução. Mas paralisar uma obra no meio, por falta de orçamento, dá uma dor de cabeça terrível. E ninguém quer isso né?

Portanto, aprenda a gerenciar o capital destinado para cada etapa da obra. Defina um limite de gastos para cada item. Separe o que é necessário do que é apenas um item para satisfazer um desejo. Existem no mercado muitas opções de produtos similares que terão o mesmo efeito, então tenha disposição para consultar preços, conhecer os produtos e analisar qual o melhor custo x benefício. Se preciso, substitua materiais. E sempre monitore o quanto está gastando, assim você evita surpresas que podem sair bem caras. 

Qualidade

Para que a construção alcance o sucesso, invista na qualidade, tanto dos profissionais (contrate mão-de-obra especializada ao invés do “fulano que disse que sabe mexer com isso”, mas que você não conhece), quanto dos materiais que serão utilizados – acabamentos que serão colocados e demais elementos. E não estamos dizendo aqui que, quanto mais caro o material, melhor ele será. Estamos dizendo para você ter cautela ao selecionar os materiais. Escolha com paciência, procure conhecer melhor os produtos e não fique refém apenas das informações dadas pelos fornecedores. Com a internet é possível encontrar diversas resenhas sobre os produtos da sua lista. Procure, assista vídeos, leia os comentários de quem utilizou determinado produto, pergunte para os profissionais que contratou e a partir daí decida, se vale a pena ou não comprar.

Você vai evitar dores de cabeça com a qualidade da sua obra, se se valer do famoso ditado popular, “a pressa é inimiga da perfeição”.

Profissionalismo

Ter boas referências é importante, mas você também deve ter muita atenção na hora de contratar. Cerque-se de excelentes profissionais, capazes de te auxiliar nas tomadas de decisões, para que que seu projeto seja realizado com êxito. Por isso, só contrate mão-de-obra especializada. (Aqui, fizemos uma lista de dicas sobre como escolher a construtora). Conheça outras construções executadas pelos profissionais escolhidos para ter certeza de que contratou uma boa equipe, que vai te apresentar o cronograma real, que vai cumprir os prazos, apresentando o orçamento dos materiais de acordo com o necessário, evitando gastos extras, e com a qualidade necessária para que a obra seja realizada com segurança.

Anote aí: chateações, dores de cabeça e problemas inesperados, são evitados quando temos conhecimento, quando pesquisamos e acompanhamos a evolução da construção. Quanto mais seguro, mais confortável você ficará na hora de decidir, desde o projeto até a contratação dos profissionais para executá-lo. Valorize o seu empreendimento e o dinheiro investido para a realização dele. Não deixe na mão de qualquer pessoa.

E quando precisar, nós estamos aqui sempre à sua disposição oferecendo a melhor solução para a sua construção. Esse espaço foi pensando para você – e estamos aguardando os seus comentários e prontos para tirar suas dúvidas. É só você usar o espaço abaixo.

 

 

Publicado dia 27/11/2019
14/02/2024

Argamassa autonivelante para pisos: garanta eficiência na construção!

Em nossa constante busca por aprimorar cada detalhe em nossas obras, na Construtora Yanagawa compreendemos que a escolha dos materiais desempenha um papel fundamental na qualidade final de qualquer projeto de reforma ou construção.  Dentre os materiais inovadores que utilizamos, […]

08/12/2023

Obras de tirar o fôlego: confira o portfólio de obras da Construtora Yanagawa!

Desde a sua fundação em 2010, na capital do Mato Grosso, a construtora Yanagawa tem sido uma construtora e incorporadora comprometida em atender às demandas de obras comerciais, industriais e institucionais.  Com uma equipe especializada e dedicada, o foco da […]

04/08/2023

Obra com segurança: qual a importância e como garantir?

Além de executar uma obra com excelência e profissionalismo, é muito importante garantir que, durante todo o processo, cada um dos profissionais envolvidos estejam bem equipados e possam trabalhar com segurança.  Pensando nisso, separamos algumas dicas para garantir segurança em […]

FALE COM A GENTE

Somos uma construtora e incorporadora, nascida em Cuiabá no ano de 2010, com o propósito de atender demandas de obras comerciais, industriais e institucionais. Nosso objetivo é projetar e construir com alto profissionalismo e competência.