Paredes de concreto e suas vantagens

No atual sistema de construção civil, um tipo de obra vem ganhando notoriedade no mercado e se destacando por ser mais efetiva e gerar menos impacto na folha de custos da obra. O sistema de construção de paredes in loco tem grandes destaques nos quesitos logísticos e econômicos dos projetos. Iremos conhecer todo seu funcionamento, materiais e desenvolvimento no mercado das construtoras.
Se atente nessa leitura e vamos descobrir todas essas vantagens.

Definição da construção de paredes IN LOCO.

No sistema paredes de concreto, toda a estruturação e vedação, são constituídas por somente um elemento moldado in loco. O molde in loco é definido como a construção dessas paredes no local da obra e se trata de uma solução que racionaliza o andamento e desenvolvimento do projeto. É utilizada na construção de casas comuns, casas de dois andares e até mesmo para edifícios de, no máximo, cinco andares. Essa tecnologia torna-se interessante a partir do momento que promove um menor custo em relação às outras formas de construção por sua agilidade e vantagens metodológicas construtivas voltas à produção de edificações em larga escala.
É altamente recomendável para empreendimentos que se repetem muito, como obras sociais do governo, além da construção de condomínios e edifícios residenciais. Sua facilidade logística também é um detalhe importante a ser levado em consideração dentro de um canteiro de obra, visto que melhoram os resultados.

 

Quais materiais utilizados e cuidados devemos ter?

Os materiais utilizados na construção de paredes in loco, estão todos basicamente ligados ao concreto. Sua utilização deve ser correspondida de acordo com o que é definido pelo engenheiro. A fase de concretagem e todas as suas ações precedentes são essenciais para que estrutura executada corresponda ao projeto, garantindo assim a durabilidade e a qualidade.
Existem diversos tipos de concreto dentro da construção civil, mas para esse tipo de processo, são quatro os mais recomendados.

Entre eles está o Tipo L1 que é definido por ter baixa massa específica e um bom desempenho tanto acústico quanto térmico. É recomendado utilizá-lo na construção de casas de até dois pavimentos sem a laje de cobertura.

O Tipo M é o concreto que possui um alto teor de ar incorporado em sua fabricação e também é utilizado para obras que precisam atender a um padrão de ruídos e a um padrão térmico. Assemelha-se muito ao tipo L1.

Já o concreto tipo L2 é definido por conter agregados leves como a argila, a fim de atingir uma resistência necessária (25 MPa) para ser utilizado em obras que necessitem dessa resistência.

E por último, o Tipo N que é o concreto auto adensável, caracterizado pela adição de superplastificantes, fazendo com que sua aplicação se torne mais rápida e aumente a trabalhabilidade.

Dentre esses tipos citados acima, o mais recomendável para a utilização de paredes de concretos in loco, é o tipo N porque além de ser mais fácil de manejar, aumenta o ritmo da obra e ainda elimina parte do processo durante a realização do serviço.
Há também a escolha das fôrmas, que podem ser metálicas ou de madeira e devem ser levadas em consideração, pois potencializa os ganhos no sistema, que tem por característica a durabilidade e manuseio logístico. Após a escolha do concreto e das fôrmas, os processos de recebimento dos materiais, aplicação, adensamento, cura e controle dos resultados, devem ser acompanhados para que não haja surgimentos de fissuras e outros imprevistos na obra, atingindo um índice de credibilidade alto sobre a construção.

Vantagens das paredes de concreto in loco

A supremacia desse tipo de sistema construtivo, sem dúvida é a sua produtividade, capaz de ditar o ritmo em grandes obras. No entanto há muito mais ganho relacionado ao seu uso. Os benefícios, como redução drástica na quantidade de insumos e, consequentemente, geração de menos resíduos, redução do prazo e diminuição dos custos fixos do canteiro, além desse sistema construtivo ter alta resistência a grandes temperaturas, garantia do cumprimento de prazos, industrialização do processo e maior controle da qualidade. Pode-se agregar uma boa segurança em todos os níveis da obra, um desempenho resistente e durável, além de se adequar para oferecer uma solução às necessidades do cliente. O acabamento e finalização da obra ocorrem de maneira tranquila, visto que as paredes não necessitam de revestimentos e as instalações elétricas e hidráulicas são embutidas nas paredes.

Dito isso, vale reforçar que como as construções são replicadas às centenas, os projetos devem estar totalmente compatibilizados uns com os outros por que caso haja necessidade de um ajuste será perdido tudo o que foi listado acima, como vantagem.
Agora que já explicamos as principais características desse processo construtivo, suas vantagens e materiais aplicados, basta eleger uma construtora qualificada para realizar sua obra de reforma ou novas instalações.

Obrigado por nos acompanhar nessa leitura, e até a próxima.

Publicado dia 16/01/2020
14/02/2024

Argamassa autonivelante para pisos: garanta eficiência na construção!

Em nossa constante busca por aprimorar cada detalhe em nossas obras, na Construtora Yanagawa compreendemos que a escolha dos materiais desempenha um papel fundamental na qualidade final de qualquer projeto de reforma ou construção.  Dentre os materiais inovadores que utilizamos, […]

08/12/2023

Obras de tirar o fôlego: confira o portfólio de obras da Construtora Yanagawa!

Desde a sua fundação em 2010, na capital do Mato Grosso, a construtora Yanagawa tem sido uma construtora e incorporadora comprometida em atender às demandas de obras comerciais, industriais e institucionais.  Com uma equipe especializada e dedicada, o foco da […]

14/07/2023

Conheça as vantagens do uso de concreto de alta resistência em suas obras!

Durante o planejamento da sua obra, é esperado que você invista nos melhores materiais possíveis para garantir o sucesso do projeto. Diante disso, o concreto de alta resistência surge como uma ótima opção para construções que precisam alcançar um nível […]

FALE COM A GENTE

Somos uma construtora e incorporadora, nascida em Cuiabá no ano de 2010, com o propósito de atender demandas de obras comerciais, industriais e institucionais. Nosso objetivo é projetar e construir com alto profissionalismo e competência.