Quando você quer construir algo, a questão “quanto vou gastar em minha obra?” está entre as principais questões, especialmente quando você é novo no campo. Quais critérios devem ser levados em conta para melhor definir o custo de uma construção, sem exceder seu orçamento?

Para ajudar você a responder à pergunta: “quanto vou gastar em minha obra?”, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!

Quanto vou gastar em minha obra?

O primeiro passo do seu projeto é adquirir o terreno. Você deve assumir que a aquisição do terreno representa cerca de um terço do custo total de construção.

Você realmente não terá espaço de manobra para reduzir esse custo, e isso é ainda mais verdadeiro em setores onde a oferta está abaixo da demanda. Ao comprar um terreno, você escolhe um endereço e isso geralmente é o que é caro, dependendo da área.

Ao comprar o terreno, você também deve adicionar diferentes custos de construção incorridos por esse tipo de projeto.

De fato, a conexão com as redes coletivas (água e eletricidade) para tornar o local ideal continua sendo uma quantia significativa.

Finalmente, também devemos pensar na demarcação para não violar as regras de planejamento urbano. A demarcação permite delimitar o lote com muita precisão de acordo com o cadastro do município.

Pense em impostos e seguros ao calcular o preço da construção

Ao construir algo, você deve garantir que pague todos os seguros inerentes ao seu projeto: o do arquiteto, se você usar esse tipo de provedor, o do empreiteiro, o seguro contra danos materiais e também o seguro de propriedade.

No que diz respeito aos impostos, novamente o preço da construção dependerá do que você terá que pagar ao estado a montante para se tornar o proprietário legal da propriedade.

Tudo depende dos materiais

Além disso, o preço da construção dependerá dos materiais que você escolher e isso pode variar muito. Este é o maior item de despesas do seu projeto, mas também o que permite que você obtenha economias reais.

De fato, as qualidades variam muito dependendo dos diferentes tipos de construção, das tecnologias usadas, das dimensões (padrão ou personalizadas) do equipamento, dos materiais, dos acabamentos.

Os critérios técnicos clássicos para a escolha de materiais são: seu desempenho técnico, durabilidade e facilidade de manutenção, qualidade arquitetônica, custo de compra, manutenção e renovação. Todos esses critérios podem variar consideravelmente o preço da construção.

Tenha em mente que uma obra compacta (em forma de L ou quadrada) será menos cara do que uma obra em forma de T ou outra forma mais original. Quanto mais diferenças de elevação do telhado houver, mais complexo será o trabalho e, portanto, o custo de construção será alto.

Além da forma da construção, você também pode economizar dinheiro escolhendo benefícios gerais mais comuns. Isso se aplica em particular ao sistema de aquecimento que você escolher, da estrutura (madeira, concreto), entre muitos outros.

Todos os acabamentos interiores podem aumentar rapidamente a conta geral. Esquadrias de madeira ou alumínio, instalações sanitárias de boa qualidade, porta de entrada blindada e muitos outros…

Da mesma forma, o revestimento da obra variará o custo total, dependendo da sua escolha de colocar azulejos ou apenas pintar, por exemplo. No que diz respeito ao exterior, o material da estrutura, que foi escolhido anteriormente, induzirá a instalação de um revestimento de gesso ou não. Esta operação não é isenta de consequências no preço total de construção.

Dessa forma, são vários os pontos que você deve avaliar desde o início do seu projeto para que ele não exceda muito o seu orçamento inicial.

quanto vou gastar em minha obra

Conclusão

Construir pode custar entre R$900,00 a R$2.000,00 o m² por metro quadrado, dependendo da região que você mora.

A isso, você terá que adicionar a compra do terreno, sua conexão com as redes coletivas, bem como várias taxas e impostos.

Lembre-se de que a escolha de materiais e acabamentos permite que você tenha alguma margem de manobra se quiser economizar dinheiro e ter um preço razoável de construção.

Gostou de saber mais sobre a pergunta: “quanto vou gastar em minha obra?”? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *