Realidade aumentada: tudo o que você precisa saber!

Vamos bater um papo hoje especialmente sobre as vantagens do uso da realidade aumentada em projetos de construção civil. Ela já é uma realidade para o usuário e dessa maneira, por que estaria de fora da apresentação dos projetos?

O uso e, sobretudo, o acesso facilitado aos smartphones e a tecnologia que possuem tem trazido inúmeras mudanças e transformações em todos os cenários imagináveis.

Entre essas inúmeras mudanças temos a realidade aumentada, que antes estava restrita apenas ao uso de equipamentos de alto custo, se tornou uma possibilidade real e acessível através das ferramentas certas, ou aplicativos certos.

Mas o que é realidade aumentada? Na prática, sabemos bem o que é a realidade aumentada, mas quando precisamos definir o seu conceito pode não ser algo assim tão fácil. Essa tecnologia apresenta uma significativa diferença com o VR (Realidade Virtual).

A Augmented Reality significa trazer o mundo virtual para o nosso mundo, que é um pouco o oposto da Realidade Virtual, onde nós que somos incorporados ou adentramos, por assim dizer, o cenário virtual. A partir dessa diferenciação podemos começar a entender como a realidade aumentada interage com a questão dos projetos de construção civil.

Enquanto no caso da realidade aumentada temos o uso, agora do smartphone, na realidade virtual temos o uso comumente de óculos de realidade 3D.

Vantagens do uso da realidade aumentada

A principal vantagem da realidade aumentada quando aplicada aos projetos de construção civil acaba sendo o aumento na produtividade quanto na eficiência, se partimos da relação obra e projeto. Além disso, traz uma significativa valorização para o trabalho apresentado por parte do cliente/consumidor final.

Dentre as vantagens, tanto para a construtora, quanto para o cliente é que eventuais divergências em relação ao projeto podem ser resolvidas antes que passemos para etapas seguintes. Isso acaba sendo mais fácil também porque o cliente visualiza exatamente aquilo que está contratando.

Outra vantagem é que para quem é da área, acaba sendo fácil visualizar a obra, mesmo quando apresentada no papel, mas para quem não é dá área, a visualização por meio do projeto apresentado com essa tecnologia acaba sendo descomunal.

O futuro da construção civil

O uso da realidade aumentada tem sido tão bem apreciado que se acredita que será o futuro da construção civil e não tem de fato motivos para não ser dada a facilidade com que pode ser utilizada nos dias atuais e igualmente devido aos benefícios que apresenta para ambos os lados, tanto para a construtora responsável pelo projeto quanto para o cliente.

Dados sobre o mercado, segundo a Markets and Markets, estima que o mercado de realidade aumentada deve alcançar até 2023 mais de 60 bilhões de dólares, o que expressaria um crescimento médio de quarenta por cento.

Nesse sentido, vale mencionar que o seu uso tem sido requisitado para outras finalidades e não unicamente para a construção civil. Mas a área da construção acaba sendo uma das que mais se beneficia com a sua utilização.

Como a realidade aumentada pode ajudar?

Além destes aspectos mencionados até aqui, a realidade aumentada na construção civil pode ter seu uso para a elaboração de um conceito novo, mas que tem gradativamente ganhado o seu espaço. Estou falando das chamadas Cidades Inteligentes.

No processo de elaboração destes projetos a realidade aumentada acaba sendo parte importantíssima de todo o processo.

Com a realidade aumentada arquitetos e outros profissionais diretamente envolvidos no processo podem apresentar de maneira clara e objetiva para os planejadores urbanos os dados das cidades.

Além disso, é possível mostrar para os planejadores urbanos como seus projetos serão de fato na vida real, com uma dimensão para além do papel.

Ferramentas para aplicação

Hoje há inúmeras ferramentas que podem facilitar a utilização aplicação dessa tecnologia em campo. Dentre as principais ferramentas disponíveis temos WakingApp que consiste em um aplicativo que permite que arquitetos e engenheiros possam visualizar a apresentar os seus projetos antes que ele seja de fato construído.

Não preciso nem mesmo mencionar que a utilização dessa tecnologia diminui significativamente erros no campo de obras e com isso acaba sendo uma excelente alternativa inclusive para a otimização dos recursos disponíveis, sejam eles de caráter material ou humano, não é mesmo?

Gostou de saber mais sobre a realidade aumentada? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

 

Publicado dia 17/04/2021
31/01/2024

Quais os principais documentos para iniciar uma obra de construção civil? Confira agora!

Realizar uma obra de construção civil é um processo que envolve não apenas a execução física, mas também uma série de trâmites burocráticos. Em geral, há um padrão de documentos exigidos, mas dependendo da região em que a obra é […]

26/09/2023

5 tendências da construção civil para o ano de 2024

A indústria da construção civil vem passando por um período de evolução notável, impulsionada pelo desejo contínuo de aprimorar processos de edificação e implementar inovações na construção civil que atendam significativamente obras e reformas.  Cada ano traz consigo novas perspectivas […]

05/09/2023

Oportunidade de investimento imobiliário: conheça o Primordiale

O Primordiale é o novo formato de condomínio fechado em Lucas do Rio Verde/MT. O empreendimento foi incorporado e está sendo executado pela Construtora Yanagawa. Ele conta com infraestrutura completa que proporciona lazer, segurança, conforto e sofisticação na medida certa.  […]

FALE COM A GENTE

Somos uma construtora e incorporadora, nascida em Cuiabá no ano de 2010, com o propósito de atender demandas de obras comerciais, industriais e institucionais. Nosso objetivo é projetar e construir com alto profissionalismo e competência.