Sustentabilidade na construção civil

Hoje queremos conversar contigo sobre a importância da sustentabilidade na construção civil e como a sua adoção pode trazer melhorias significativas para a construtora e igualmente para o cliente final que será o dono do imóvel.

A questão da sustentabilidade e a sua adoção tem se tornado cada vez mais indispensável em todos os mais diferentes setores.

Quando falamos sobre a construção civil se torna um tema ainda mais importante quando avaliamos, por exemplo, o elevado número de resíduos deixados no canteiro de obras, além claro das atividades nocivas ao meio ambiente para a extração da matéria-prima muitas vezes utilizada.

Nesse cenário ainda se faz necessário mencionarmos que há um grande consumo de energia elétrica para muitas demandas das áreas de construção.

Mas afinal, quando a importância da sustentabilidade na construção civil?

O conceito de sustentabilidade quando aplicado a construção civil significa objetivar que antes, durante e também após a realização das obras hajam ações coordenadas com o intuito de reduzir os impactos sobre o meio ambiente.

Em outras palavras podemos dizer que a sustentabilidade quando aplicada a construção civil tem o intuito de tornar a operação deste respectivo segmento amiga do meio ambiente, basicamente.

Dentre as premissas da sustentabilidade na construção civil, estão, por exemplo, a redução dos impactos ambientes de tal atividade. Além da viabilidade de iniciativas que visem a melhor qualidade de vida para as atuais e futuras gerações.

A ideia de sustentabilidade quando aplicada a construção civil não foge em nada de sua concepção. Consiste em agir hoje pensando no impacto dessas ações, de modo que elas sejam as menores possíveis sobre o meio ambiente e os recursos naturais.

Entre as medidas que podem ser definidas como a adoção de práticas de sustentabilidade na construção civil consiste, por exemplo, em meios alternativos de reduzir o consumo de energia na obra, a adoção de alternativas para a redução do uso de recursos naturais e igualmente a busca de meios que levem a reutilização dos materiais dentro do aplicável.

Mas por que a sustentabilidade tem se tornando um assunto em alta no setor de construção civil? Não é apenas uma questão no setor de construção civil. A sociedade está acordando, por assim dizer, quanto ao uso e exploração do planeta Terra e essa preocupação se reflete em todas as esferas sociais.

Com a construção civil não seria diferente que acaba assim absorvendo as demandas mais pertinentes do social.

Alguns números

Como vimos inicialmente, a construção civil utiliza-se de um número muito elevado de recursos naturais que como sabemos são finitos e esgotáveis.

De acordo com um levantamento realizado com uma incorporadora e construtora em seu canteiro de obras, a média de produção de resíduos de cada colaborador ficou em torno de 50 gramas. Ao todo, ao final de um dia, trabalhando com um total de cento e setenta colaboradores a empresa produziu nove quilos de resíduos.

Agora imagine esse montante multiplicado pelos dias de duração da obra. Como sabemos bem a depender da obra a mesma pode durar semanas, ou mesmo meses.

O resultado disso? Uma elevada produção de resíduos que poderia ser melhor gerenciada com a adoção da sustentabilidade na construção civil.

Quais os benefícios da aplicação da sustentabilidade na construção civil?

Está se perguntando sobre os benefícios da aplicação prática de sustentabilidade na construção civil? Veja aqui alguns dos principais retornos obtidos a partir da adoção de práticas sustentáveis.

Abrangendo a adoção de práticas conscientes e de respeito ao meio ambiente, tais como o reaproveitamento dos materiais no canteiro de obras, a minimização da produção de resíduos e a conscientização quanto ao uso adequado da matéria-prima disponível você já estará agindo de modo a tornar a construção mais sustentável. O resultado disso?

-Redução dos gastos: com um melhor aproveitamento dos materiais disponíveis, além do respeito ao meio ambiente você também acaba significativamente economizando com a compra de matéria-prima através da otimização do seu uso;

-Incentivos fiscais consistem em outro benefício disponível. A depender do estado no qual a construtora atua é possível pleitear incentivos fiscais a partir da adoção de práticas sustentáveis;

-Por fim, mas não menos importante, temos um maior apelo de vendas. Afinal, a ideia de sustentabilidade vende porque há por trás disso uma preocupação real com o meio ambiente.

Gostou de saber mais sobre a sustentabilidade na construção civil? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

 

Publicado dia 01/05/2021
05/09/2023

Oportunidade de investimento imobiliário: conheça o Primordiale

O Primordiale é o novo formato de condomínio fechado em Lucas do Rio Verde/MT. O empreendimento foi incorporado e está sendo executado pela Construtora Yanagawa. Ele conta com infraestrutura completa que proporciona lazer, segurança, conforto e sofisticação na medida certa.  […]

16/03/2023

5 razões para contratar uma construtora para seus projetos corporativos

Quer iniciar um novo projeto de construção ou reforma da sua empresa? Você precisará de um bom planejamento e execução para concluir sua obra da melhor forma possível.  Por isso, nós da Construtora Yanagawa vamos falar sobre as vantagens de […]

07/02/2023

Conheça as etapas essenciais para construir um bom escritório comercial ou corporativo

Construir um escritório corporativo ou comercial é uma das etapas mais delicadas para qualquer negócio. Seja o primeiro escritório ou uma repaginação da sede atual da empresa, construir um espaço para trabalho requer planejamento estratégico para que o investimento seja […]

FALE COM A GENTE

Somos uma construtora e incorporadora, nascida em Cuiabá no ano de 2010, com o propósito de atender demandas de obras comerciais, industriais e institucionais. Nosso objetivo é projetar e construir com alto profissionalismo e competência.