Tecnologia na construção civil

Quando falamos sobre tecnologia na construção civil estamos falando de um processo que é resultado da quarta revolução industrial e que pode trazer grande competitividade para o setor e igualmente aumentar a produtividade de maneira substancial no campo de obras.

Buscando o conceito de indústria 4.0, o emprego da tecnologia na construção civil incorpora inovações no dia a dia dos trabalhadores do setor. Dentre esses novos aparatos tecnológicos temos, por exemplo, o elevado número de dados, o big data, temos a inteligência artificial e também a automatização para citarmos apenas alguns deles.

Mas seria equivocado da nossa parte restringir as inovações tecnológicas apenas a incorporação desses equipamentos. A tecnologia na construção civil vai muito além disso, chegando as edificações, os empregados de modo geral e também nos materiais utilizados durante a obra.

Ao impactar o setor de construção como vem gradativamente fazendo, tais conceitos devem ser conhecidos de todos aqueles que atuam ou gostariam de atuar no segmento. Aqui comentaremos as principais tecnologias que estão sendo incorporadas as práticas de construção civil em nosso país. Vem com a gente?

O que é a tecnologia na construção civil?

Podemos definir esse conceito como o estudo e igualmente a aplicação de técnicas, metodologia e também ferramentas modernas na construção civil.

Por se tratar de um segmento de trabalho ligado diretamente com a engenharia, comumente é afetado e influenciado pelas inovações tecnológicas que caminham nesse campo do conhecimento. Assim sendo, podemos dizer que é fruto da utilização da tecnologia na construção civil que possibilitou os progressos conquistados até agora e muitos outros que ainda estão em curso.

A incorporação de inovações tecnológicas no campo de obras advém de uma necessidade de qualquer outro mercado. Aumento da produção, do lucro e igualmente da competitividade em um mercado já bem disputado.

Nesse sentido muitas são as empresas que investem, e pesado, em pesquisas e no desenvolvimento de novidades em suas obras. Da mesma forma se comprometem a ter os equipamentos atualizados bem como suas técnicas.

O investimento em inovação, tecnologia e novos métodos de produção não é algo de agora, pelo contrário. Existe desde o surgimento dessa da construção, mas ganhou extrema força através do processo de globalização e hiperconectividade. Agora está ainda mais em alta através da quarta revolução industrial.

A quarta revolução industrial dá seguimento a terceira revolução e tem foco especialmente no aperfeiçoamento tecnológico do maquinário utilizado.

A terceira revolução é mercada pela internet e a sua popularização, a quarta vem aproveitar todos os avanços obtidos até então para levá-los diretamente para as máquinas que foram implementadas a partir da primeira revolução industrial.

Mas qual a importância da tecnologia na construção civil?

A tecnologia quando empregada na construção civil tem a mesma finalidade do que quando é direcionada para outras áreas. Por exemplo, trazer mais eficiência para as atividades diariamente realizadas na produção na área de construção civil.

A tecnologia e as inovações tecnológicas direcionadas a construção civil visam atuar também especialmente sobre um dos principais problemas do setor e que pode trazer sérios prejuízos, não apenas para a obra em si como também para o meio ambiente. Estamos falando do desperdício.

Através do uso de novas tecnologias na construção se faz possível reduzir de maneira significativa o desperdício no campo de obras e favorecer até mesmo o reaproveitamento de materiais.

Os projetos de construção civil são multidisciplinar e muitas vezes isso acaba dificultando a gestão de todos os recursos disponíveis o que resulta em um alto nível de desperdício.

Outro ponto importante que merece destaque é quanto ao tempo. O tempo também se faz escasso no setor e as construtoras acabam levadas a entregar grandes projetos em tempos cada vez menores. Nesse sentido, sem reforço tecnológico, as entregas acabariam se tornando cada vez mais difíceis em prazos tão curtos.

Aliás, atrasos são comuns quando falamos em obras justamente por questões relacionados a má gestão sobretudo do fator tempo.

Vale destacar igualmente que as empresas que investem em tecnologia conseguem se destacar substancialmente no mercado. Mercado esse, aliás, que vem passado por um processo de transição marcado principalmente pelo descrédito nas organizações.

Com a adesão a essas tecnologias, é possível abrir uma boa vantagem em relação à concorrência, aumentando a competitividade sem deixar para trás a qualidade entregue ao cliente.

Gostou de saber mais sobre a tecnologia na construção civil? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

 

Publicado dia 14/05/2021
31/01/2024

Quais os principais documentos para iniciar uma obra de construção civil? Confira agora!

Realizar uma obra de construção civil é um processo que envolve não apenas a execução física, mas também uma série de trâmites burocráticos. Em geral, há um padrão de documentos exigidos, mas dependendo da região em que a obra é […]

26/09/2023

5 tendências da construção civil para o ano de 2024

A indústria da construção civil vem passando por um período de evolução notável, impulsionada pelo desejo contínuo de aprimorar processos de edificação e implementar inovações na construção civil que atendam significativamente obras e reformas.  Cada ano traz consigo novas perspectivas […]

05/09/2023

Oportunidade de investimento imobiliário: conheça o Primordiale

O Primordiale é o novo formato de condomínio fechado em Lucas do Rio Verde/MT. O empreendimento foi incorporado e está sendo executado pela Construtora Yanagawa. Ele conta com infraestrutura completa que proporciona lazer, segurança, conforto e sofisticação na medida certa.  […]

FALE COM A GENTE

Somos uma construtora e incorporadora, nascida em Cuiabá no ano de 2010, com o propósito de atender demandas de obras comerciais, industriais e institucionais. Nosso objetivo é projetar e construir com alto profissionalismo e competência.