Tipos de revestimentos mais comuns!

Escolher entre os diferentes tipos de revestimentos pode acabar sendo uma tarefa muito difícil. Conhecer os mais utilizados acaba ajudando e é isso o que queremos fazer aqui. Nesse bate-papo queremos te ajudar a conhecer os tipos mais utilizados para quais fins e te auxiliar dessa forma, a escolher o melhor para as suas necessidades.

Muita gente confunde revestimento com piso, ou mesmo não sabe o que vem a ser o tal revestimento, desconhecendo que existem inúmeras possibilidades no mercado.

O revestimento por conceito consiste em uma camada que vem para recobrir a alvenaria. A alvenaria por sua vez podemos definir como uma camada de concreto, cal ou gesso que está externa ao chão ou as paredes de um determinado espaço.

São exemplos de revestimentos os pisos, azulejos, cerâmicas e pastilhas que vem a cobrir o chão e igualmente as paredes dando a elas um acabamento final.

A aplicação do revestimento traz grande estilo a obra, mas mais do que o seu valor estético a escolha do revestimento para a construção deve levar em consideração o local no qual o mesmo será aplicado.

Em outras palavras, podemos dizer que o revestimento tem grande apelo estético, trazendo características relacionadas com o estilo do morador, mas não pode negligenciar as particularidades do local para o qual foi destinado.

Para que a escolha do tipo de revestimento possa ser feita da maneira certa deve se levar em conta, por exemplo, o cômodo no qual o mesmo será aplicado e se ele será exposto ao sol. Para que você possa visualizar isso, na prática, veja, o revestimento aplicado na área externa acaba sendo totalmente diferente do aplicado na área interna visto sobretudo que o mesmo estará exposto às intempéries do tempo.

Observação

Vale destacar, entretanto, que de nada adianta um bom revestimento, adquirido especialmente para o local no qual ele deve ser aplicado se a mão de obra não for adequadamente capacitada para a sua instalação.

Abaixo separamos os tipos de revestimentos mais comuns e consequentemente mais utilizados do mercado para você. Aqui você também encontrará qual a utilização de cada produto.

Tipos de revestimentos

Azulejo

Certamente o azulejo acaba sendo um dos tipos mais comuns de revestimento, sendo o mais conhecido. São produtos cerâmicos com uma camada de esmalte. Consiste em um tipo de produto muito utilizado como revestimento de banheiro e outros locais úmidos como a piscina.

Os azulejos podem ser encontrados em diferentes tamanhos desde pequenos a peças maiores.

Uma observação importante é que embora sejam sempre lembrados para banheiros, por exemplo, podem muito bem acabar sendo utilizados para outros cômodos da casa. Mas claro, são revestimentos de área interna.

Pastilhas 

As pastilhas se diferem dos azulejos sobretudo por seu tamanho. São bem menores, mas igualmente cerâmicos com superfície lisa de esmalte.

Tem indicação para locais úmidos e pode vir a ser utilizado na área externa, em fachadas, por exemplo. Há uma grande variedade de cores.

Porcelanatos

A produção do porcelanato resulta de um elevado processo tecnológico de prensagem em alta temperatura. Por conta do seu processo de fabricação, o porcelanato ganha baixa porosidade e uma altíssima resistência, sendo um excelente produto com baixa absorção de água.

Ainda sobre o porcelanato eles estão disponíveis em diferentes modelos. Dentre os mais comuns tempos o porcelanato polido, acetinado, esmaltado e estruturado.

O porcelanato esmaltado, por exemplo, recebe uma camada de esmalte. Isso permite que o mesmo receba diferentes tipos de estampas.

O porcelanato estruturado, por sua vez, tem a superfície abrasiva e como tal acaba sendo uma opção indicada sobretudo para áreas úmidas como decks e banheiros.

Os modelos de porcelanato polido consistem em peças extremamente brilhosas. Tem indicação de uso cômodos secos, mas igualmente de destaque na residência.

Pedras

As pedras também acabam sendo muito utilizadas e possuem diferentes tipos e modelos podendo atender as mais diferentes necessidades.

Vale aqui a ressalva que pedras porosas estão contraindicadas para ambientes úmidos. Quando bem combinadas e devidamente bem instaladas as pedras possuem alta durabilidade e trazem muito estilo para o ambiente.

tipos de revestimentos

Conclusão

Viu só? São inúmeras as possibilidades de tipos de revestimentos que você pode escolher, mas conhecer as indicações de cada um já te permite decidir melhor dentre esse grande mar de possibilidades.

Gostou de saber mais sobre os tipos de revestimentos? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

 

 

Publicado dia 24/03/2021
31/01/2024

Quais os principais documentos para iniciar uma obra de construção civil? Confira agora!

Realizar uma obra de construção civil é um processo que envolve não apenas a execução física, mas também uma série de trâmites burocráticos. Em geral, há um padrão de documentos exigidos, mas dependendo da região em que a obra é […]

26/09/2023

5 tendências da construção civil para o ano de 2024

A indústria da construção civil vem passando por um período de evolução notável, impulsionada pelo desejo contínuo de aprimorar processos de edificação e implementar inovações na construção civil que atendam significativamente obras e reformas.  Cada ano traz consigo novas perspectivas […]

05/09/2023

Oportunidade de investimento imobiliário: conheça o Primordiale

O Primordiale é o novo formato de condomínio fechado em Lucas do Rio Verde/MT. O empreendimento foi incorporado e está sendo executado pela Construtora Yanagawa. Ele conta com infraestrutura completa que proporciona lazer, segurança, conforto e sofisticação na medida certa.  […]

FALE COM A GENTE

Somos uma construtora e incorporadora, nascida em Cuiabá no ano de 2010, com o propósito de atender demandas de obras comerciais, industriais e institucionais. Nosso objetivo é projetar e construir com alto profissionalismo e competência.