Muitas pessoas quando começam a mexer na edificação ou quando adquirem um novo terreno se questionam sobre o valor do m² da construção, afinal há a ideia de que construir acaba sendo algo bem caro e que é necessário planejamento estratégico e igualmente uma boa reserva de dinheiro. Será? Vamos conversar sobre isso?
Bom, o primeiro ponto que precisamos estabelecer aqui para que nós possamos te ajudar a entender como funciona a definição do valor do m² da construção é que essa resposta não é simples assim. Não se faz possível estabelecermos esse valor gasto por m² de maneira direta, sem mais nem menos.
De fato, inúmeros fatores acabam sendo considerados para que esse valor possa vir a ser determinado para o consumidor final.
Para que você tenha uma ideia, a partir do projeto arquitetônico pronto e definido questões importantes relacionadas a obra como estrutura, fundações e instalações, o profissional aí então poderá calcular mais assertivamente o valor da construção analisando para tanto a mão de obra, o valor dos materiais utilizados e claro a sua quantidade.
Diferenças
Uma edificação de alto padrão, consequentemente terá um valor por m² de obra sistematicamente acima se comparado a uma edificação de médio padrão, por exemplo. E como vimos até aqui, isso se justificaria pelos materiais utilizados, sua qualidade e igualmente a quantidade utilizada.
Outro fator que pesa também no valor da obra e que altera o seu valor diz respeito ao local no qual a edificação será construída. Determinadas regiões apresentam valor para mão de obra na área de construção civil superior a outras localidades. Podemos ver isso claramente quando comparamos cidades do interior com grandes capitais, por exemplo.
E o que pode ser feito para ter uma melhor ideia sobre os valores da minha obra?
O valor do m² da construção: parâmetros de análise
Como vimos, há diferentes fatores que interferem no valor do m² da construção e que acaba dificultando o estabelecimento desse valor. Sobretudo, quando queremos apenas ter uma ideia antes mesmo de efetivamente começar a construir.
Um parâmetro que auxilia a acompanhar a variação de preços é o Índice Nacional de Custos de Construção (INCC) que tem o seu cálculo estabelecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Esse indicador ajuda a criar uma projeção do valor que será gasto na sua construção em sua localidade especificamente.
Vale destacar aqui novamente que, como mencionamos acima, o custo da construção varia de acordo com a região em que você está e na hora de determinar mesmo que apenas para fins de conhecimento, o valor da sua construção, esse fator geográfico não pode ser ignorado.
Por exemplo, se o INCC apresentou variação de 0,77% de um mês para o outro, sabemos que de janeiro para fevereiro, por exemplo, os preços tiveram um reajuste (ou queda) relativa a essa porcentagem.
O principal benefício em realizar o acompanhamento da variação de preço acaba sendo a redução de custos em um orçamento bem planejado, afinal, em um momento em que os indicadores e parâmetros estiverem em baixa isso indica que há a possibilidade de economia na sua compra.
Conhecendo o CUB/m²
Outra ferramenta muito interessante que auxilia a acompanhar e a determinar o valor do m² da construção é o CUB/m².
O CUB/m² foi criado através da lei 4.591 de 1964 e consiste em uma sigla para Custo Unitário Básico de Construção. Através dessa ferramenta você consegue verificar o valor do custo global da obra em diferentes estados da federação.
O CUB/m² tem o seu cálculo feito mensalmente por meio dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil estabelecidos em todos os estados brasileiros.
A metodologia para o estabelecimento do valor do CUB/m² se faz através da coleta de dados. Essa coleta leva em consideração os valores da mão de obra, os valores dos materiais. Bem como despesas administrativas relacionadas ao setor e gastos com equipamentos previstos na NBR 12.721.
O valor que se faz possível obtermos através do cálculo do CUB/m² parte do ponto de vista do comprador. E isso elimina possíveis distorções em seu resultado. O valor do CUB/m² expressa o valor praticado no mercado de construção e justamente por isso que a coleta de dados é feita diretamente com o mercado de fato.
Gostou de saber mais sobre o valor do m² da construção? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!